Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorHoffmann, Claudete Diva Grellmann
dc.date.accessioned2016-09-13T12:51:39Z
dc.date.available2016-09-13T12:51:39Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2154
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aims to develop the knowledge about the educational management of EMEF Santos Reis, situated in the county of Agudo, central region of the state. The underlie of this research is directed to the materialization of the principles of democratic management (democracy, autonomy, participation) in the school routine with the objective of providing quality in the educational system once the school has not attained the desired levels in their IDEB and also the approval of their students. Its Educational Project comprehends different tasks related to the learning success of the students. The school is creating strategies to transform these tasks into dialy school practice avoiding some of the common educational problems, involving in this work all the school segments. This research was developed in a qualitative methodology perspective, and the analysis of it became a case study. To perform this study there were used documentary research, interviews and questionnaires applied to the principal, teachers and students of the institution for data collection. The research conclusion demonstrated that the quality of teaching should be based in the democratization of the knowledge for everyone, thus the teachers must be conscious about the educational system that directs their educational practice and their political aims with the development of a social quality school to their students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.titleGestão educacional democrática voltada para a qualidade na educação: estudo de casopor
dc.title.alternativeDemocratic management education back to the quality in education: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa busca aprofundar os conhecimentos sobre a gestão educacional da E.M.E.F. Santos Reis, localizada no município de Agudo, região central do Estado. O enfoque é a materialização dos princípios de gestão democrática (democracia, autonomia, participação) no cotidiano escolar na busca da qualidade do ensino, uma vez que a escola ainda não atingiu os índices desejáveis no seu IDEB e na aprovação dos seus alunos. O seu Projeto Pedagógico contempla trabalhos voltados para o sucesso da aprendizagem dos alunos e está a escola trabalhando para colocá-los em prática para minimizar os problemas apontados, envolvendo, assim, a todos os segmentos da escola. Desenvolveu-se o trabalho na perspectiva da metodologia qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. Utilizou-se a pesquisa documental, entrevistas e questionários aplicados a diretora, professores e alunos da instituição para a coleta dos dados. Conclui-se que a qualidade do ensino deve se traduzir na democratização do conhecimento para todos, evidenciando a importância que assumem os professores neste processo, os quais precisam ter consciência clara da concepção pedagógica que orienta a sua prática educativa e do seu compromisso político com a construção de uma escola de qualidade social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples