dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Silva, Danieli Ravasi da | |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T18:19:30Z | |
dc.date.available | 2021-07-21T18:19:30Z | |
dc.date.issued | 2021-07-07 | |
dc.date.submitted | 2021-07-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21551 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Transição para o ensino fundamental | por |
dc.title | A representação das crianças sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais: um olhar para as pesquisas da UFSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por foco realizar uma pesquisa sobre as representações que
as crianças têm da escola no processo de transição da Educação Infantil para os Anos
Iniciais. O trabalho é constituído a partir da análise de trabalhos de conclusão de
curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidos na Universidade
Federal de Santa Maria/RS, disponíveis no repositório online da Capes. Desta forma,
caracteriza-se sendo uma pesquisa de análise bibliográfica, em que o objetivo geral é
pesquisar como as representações das crianças sobre a escola se modificam no
processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. E como objetivos
específicos: analisar como as representações das crianças sobre escolas estão sendo
retratadas nas pesquisas; e compreender o processo de transição que as crianças
passam. Autores como Ariès (1973; 1981), Piaget (1970), Nascimento (2015), Corsaro
(1997), Kramer (2007), contribuem referencialmente para trabalhar com os conceitos
de criança, infância, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Neste sentido, é
importante os professores compreenderem o impacto da transição para a criança, pois
ela continua tendo necessidade de brincadeiras, de interações que envolvem o lúdico
e isso deve-se mostrar presente no desenvolvimento social e cognitivo da criança
durante as aulas e na organização dos conteúdos na etapa dos Anos Iniciais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |