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dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorSilva, Danieli Ravasi da
dc.date.accessioned2021-07-21T18:19:30Z
dc.date.available2021-07-21T18:19:30Z
dc.date.issued2021-07-07
dc.date.submitted2021-07-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21551
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectTransição para o ensino fundamentalpor
dc.titleA representação das crianças sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais: um olhar para as pesquisas da UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por foco realizar uma pesquisa sobre as representações que as crianças têm da escola no processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. O trabalho é constituído a partir da análise de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidos na Universidade Federal de Santa Maria/RS, disponíveis no repositório online da Capes. Desta forma, caracteriza-se sendo uma pesquisa de análise bibliográfica, em que o objetivo geral é pesquisar como as representações das crianças sobre a escola se modificam no processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. E como objetivos específicos: analisar como as representações das crianças sobre escolas estão sendo retratadas nas pesquisas; e compreender o processo de transição que as crianças passam. Autores como Ariès (1973; 1981), Piaget (1970), Nascimento (2015), Corsaro (1997), Kramer (2007), contribuem referencialmente para trabalhar com os conceitos de criança, infância, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Neste sentido, é importante os professores compreenderem o impacto da transição para a criança, pois ela continua tendo necessidade de brincadeiras, de interações que envolvem o lúdico e isso deve-se mostrar presente no desenvolvimento social e cognitivo da criança durante as aulas e na organização dos conteúdos na etapa dos Anos Iniciais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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