O brincar musical na educação infantil: reflexões a partir da prática pedagógica
![Thumbnail](/bitstream/handle/1/21552/Silva_Raquel_da_Silva_Souza_da_2021_TCC.pdf.jpg?sequence=5&isAllowed=y)
Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-09Autor
Silva, Raquel da Silva Souza da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de conclusão de curso aborda a Música no contexto da Educação Infantil.
Como objetivo geral buscou-se compreender a importância da Música no
desenvolvimento, dos bebês e das crianças na Educação Infantil e como objetivos
específicos pesquisar as contribuições da Música nos campos de experiência na
Educação Infantil; e refletir sobre as experiências vividas como oficineira de música. A
pesquisa apresenta abordagem qualitativa, sendo constituída a partir das experiências
vividas pela pesquisadora em oficinas de música numa instituição de Educação Infantil
em Santa Maria/RS. As oficinas de Música foram realizadas de forma que os campos
de experiências fossem articulados com música e materiais não estruturados a fim de
promover o protagonismo das crianças que são ativas, potentes e produtoras de
cultura. Em diversos momentos foi possível reconhecer o quanto a Música, pode
proporcionar um significativo desenvolvimento, contribuindo com as dimensões
estéticas, sensíveis e afetivas, dentre outras tantas possibilidades.