A posição refratária analisada por meio dos contos de fadas em crianças com desvio fonológico
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Data
2014-08-22Primeiro coorientador
Drügg, Angela Maria Schneider
Primeiro membro da banca
Brun, Gustavo Héctor
Segundo membro da banca
Mezzomo, Carolina Lisbôa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesta pesquisa analisou-se a relação entre o desvio fonológico e as questões psíquicas
envolvidas nesta patologia, bem como a forma como as crianças se posicionaram diante de tal
sintoma. O desvio fonológico é uma alteração da fala, com uso inadequado de fonemas e sem
fatores orgânicos identificáveis. Sua maior ocorrência é constatada entre 4 e 8 anos de idade.
O objetivo deste estudo foi analisar a posição refratária e outros aspectos psicológicos
implicados no tratamento fonoaudiológico. Empregou-se uma metodologia qualitativa, a
partir da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa dez crianças, de ambos os sexos, na
faixa etária de 4 anos a 7 anos e 11 meses, diagnosticadas com desvio fonológico e
encaminhadas ao Centro de Estudo de Linguagem e Fala (CELF) do Serviço de Atendimento
Fonoaudiológico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e seus responsáveis.
Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram os contos de fadas nas entrevistas
com as crianças e uma entrevista semiestruturada com os pais. Os dados foram generalizados
e agrupados em categorias temáticas que compararam as questões psíquicas relacionadas ao
desvio fonológico e o posicionamento refratário assumido pelas crianças, bem como a
significação parental destinada tanto à criança quanto à patologia. Os dados apontaram que
todas as crianças da pesquisa eram refratárias à convenção linguística em razão de uma
dificuldade de sair do período de dependência relativa para a independência, desenvolvendo,
assim, um sintoma de linguagem. Apontaram também, uma relação existente entre o discurso
parental e o desvio fonológico. Além disso, as funções parentais parecem determinar o quanto
o funcionamento linguístico da criança é afetado por ele ou não.
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