dc.creator | Cervi, Tais | |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T21:23:34Z | |
dc.date.available | 2021-07-22T21:23:34Z | |
dc.date.issued | 2014-08-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21575 | |
dc.description.abstract | In this research examined the relation between the phonological disorder and the
mental issues involved in this pathology, as well how the children were positioned at such
symptom. The phonological disorder is an alteration of the speech, with the inappropriate use
of the phonemes and without organic factors identifiable. Your greatest occurrence is
observed between 4 and 8 years old. The aim of this study was to analyze the refractory
position and other psychological aspects involved in speech therapy. It was applied a
qualitative methodology, from a content analysis. Participated of these study ten children, of
both sexes, with aged between 4 and 7 years and 11 months, diagnosed with phonological
disorders and forwarded to the Language and Speech Study Center of the Speech Therapy
Service at the Federal University of Santa Maria and their parents. For the data collection the
instruments used were the fairy tales with the children and a semiestructured interview. The
data was generalized and grouped into thematic categories that compared the psychological
issues related to phonological disorder and refractory position taken by the children as well as
the parental intended meaning both the child and pathology. The data showed that all the
children of the study were refractory to linguistic convention because of a difficulty getting
out of the period of relative dependence to independence, thus developing a symptom of
language. Also pointed to exist a relation between the parental speech and the phonological
disorders. Moreover, parental roles seem to determine how the linguistic functioning of the child is affected by it or not. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Distúrbios da fala | por |
dc.subject | Sintomas psíquicos | por |
dc.subject | Narração | por |
dc.subject | Relações familiares | por |
dc.subject | Speech disorders | eng |
dc.subject | Psychic symptoms | eng |
dc.subject | Narration | eng |
dc.subject | Family relations | eng |
dc.title | A posição refratária analisada por meio dos contos de fadas em crianças com desvio fonológico | por |
dc.title.alternative | The position refractory analyzed by fairy tales in childreen with phonological disorders | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa analisou-se a relação entre o desvio fonológico e as questões psíquicas
envolvidas nesta patologia, bem como a forma como as crianças se posicionaram diante de tal
sintoma. O desvio fonológico é uma alteração da fala, com uso inadequado de fonemas e sem
fatores orgânicos identificáveis. Sua maior ocorrência é constatada entre 4 e 8 anos de idade.
O objetivo deste estudo foi analisar a posição refratária e outros aspectos psicológicos
implicados no tratamento fonoaudiológico. Empregou-se uma metodologia qualitativa, a
partir da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa dez crianças, de ambos os sexos, na
faixa etária de 4 anos a 7 anos e 11 meses, diagnosticadas com desvio fonológico e
encaminhadas ao Centro de Estudo de Linguagem e Fala (CELF) do Serviço de Atendimento
Fonoaudiológico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e seus responsáveis.
Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram os contos de fadas nas entrevistas
com as crianças e uma entrevista semiestruturada com os pais. Os dados foram generalizados
e agrupados em categorias temáticas que compararam as questões psíquicas relacionadas ao
desvio fonológico e o posicionamento refratário assumido pelas crianças, bem como a
significação parental destinada tanto à criança quanto à patologia. Os dados apontaram que
todas as crianças da pesquisa eram refratárias à convenção linguística em razão de uma
dificuldade de sair do período de dependência relativa para a independência, desenvolvendo,
assim, um sintoma de linguagem. Apontaram também, uma relação existente entre o discurso
parental e o desvio fonológico. Além disso, as funções parentais parecem determinar o quanto
o funcionamento linguístico da criança é afetado por ele ou não. | por |
dc.contributor.advisor1 | Keske-Soares, Marcia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2993790524055307 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Drügg, Angela Maria Schneider | |
dc.contributor.referee1 | Brun, Gustavo Héctor | |
dc.contributor.referee2 | Mezzomo, Carolina Lisbôa | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5273141961978706 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Fonoaudiologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |