Influência da instrução na correção do valgo dinâmico do joelho e na ativação muscular do glúteo médio em adolescentes com dor patelofemoral
Fecha
2019-08-01Primeiro coorientador
Saccol, Michele Forgiarini
Primeiro membro da banca
Kuriki, Heloyse Uliam
Segundo membro da banca
Geremia, Jeam Marcel
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Dor Patelofemoral (DP) é comumente encontrada na população adolescente e essa condição está relacionada com o afastamento da prática esportiva e atividade física. Ao contrário do que se pensava a condição dolorosa cursa com os sintomas persistindo por anos e para além da adolescência. Adução e rotação interna excessiva do quadril durante atividades com descarga de peso estão relacionadas com o Valgo Dinâmico de Joelho (VDJ). Essa anormalidade no controle do movimento causa sobrecarga e estresse da articulação patelofemoral, gerando dor e diminuição da funcionalidade. Recentemente teorizou-se que alterações proximais de ativação e força dos músculos do quadril, como os glúteos, podem estar relacionadas as alterações biomecânicas compensatórias que levam ao colapso medial do joelho. Muitos estudos verificaram a influência de programas de fortalecimento muscular no VDJ em indivíduos com DP, outros têm apostado em programas com adição de exercícios de controle motor. No entanto, poucos estudos analisaram a influência imediata de uma breve instrução para a conscientização e correção do gesto motor a partir de feedbacks. O objetivo do estudo foi analisar a eficácia da instrução na correção do VDJ durante uma tarefa funcional e na atividade muscular do Gméd em adolescentes com DP. Participaram do estudo quinze adolescentes do sexo feminino, com idades entre 13 e 17 anos, divididas em Grupo Dor Patelofemoral (GDP=9) e Grupo Controle (GC=6). Foram mensuradas por meio de eletromiografia de superfície (EMG) a atividade elétrica do músculo Gméd e a partir da cinemetria, foi determinado o Ângulo de Projeção no Plano Frontal (APPF) do joelho durante o teste funcional Lateral Step Down (LSD), antes e após o recebimento de instrução para correção do VDJ. Observou-se que os resultados para condição pós instrução foram de diminuição do APPF no GDP (p<0,001), assemelhando-se às adolescentes sem DP e VDJ, do GC (p=0,676). A ativação muscular do Gméd já era superior no GDP quando comparadas com o GC (p<0,024). Evidenciou-se após a instrução para correção do VDJ um aumento da ativação muscular do Gméd (p<0,044). Mudanças nos padrões de ativação muscular podem representar uma estratégia de possíveis compensações nas participantes com DP, sugere-se que a maior ativação do músculo Gméd observada desde o pré teste nas participantes com DP e em 50% dos membros inferiores, no pós teste, podem ser consequência de músculos do quadril mais fracos. A instrução foi capaz de reduzir o colapso medial do joelho em 83% dos membros inferiores analisados e o músculo Gméd pode ter sido a estratégia neuromuscular utilizada por metade das participantes. Recomendamos que próximos estudos investiguem a participação de outros músculos, pois o VDJ é uma alteração do movimento extremamente complexa e desafiadora. Conclui-se que uma breve instrução foi capaz de corrigir o valgo dinâmico do joelho em adolescentes com dor patelofemoral.
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