A participação de aluno adulto maduro em cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Fecha
2021-01-28Primeiro membro da banca
Conto, Janete Maria De
Segundo membro da banca
Silva, Marcelo Freitas da
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado
Acadêmico, linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral
deste trabalho foi o de verificar a participação de adultos maduros nos cursos subsequentes em eletrotécnica,
eletromecânica e mecânica do CTISM e como a participação destes impacta no ensino dos cursos subsequentes.
O presente estudo justifica-se por contribuir com a escola na identificação da faixa etária do público que procura
a EPT, como sua participação altera as formas de ensino e propor alternativas para trabalhar com a diversidade
geracional. Foram considerados adultos maduros, aqueles com idade igual ou superior a 35 anos, que é baseada
nos estágios psicossociais de desenvolvimento do ser humanos propostos por Erikson (1972). A pesquisa foi
realizada por meio de informações coletadas na Secretaria de Registros Escolares do CTISM, no período de 2011
a 2019 e por meio de pesquisa eletrônica realizada com professores e alunos dos referidos cursos. Os resultados
apontaram para a necessidade de um olhar mais atento aos alunos maduros, tendo em vista a crescente procura
destes pelos cursos técnicos, as diferentes experiências e expectativas dos alunos maduros em comparação com os
alunos jovens. E concluímos o número de alunos maduros tem uma tendência de aumentar aos longos dos anos e
que buscam a EPT para sua realização pessoal e inserção no mercado de trabalho.
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