Existência e permanência: um estudo das mulheres na educação profissional e tecnológica
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Data
2021-01-25Primeiro membro da banca
Barin, Cláudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Cunha, Teresa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa de Formação Docente para a
Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa
destina-se ao estudo das mulheres docentes na educação profissional nos cursos do
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Inicialmente, apresenta-se uma
discussão conceitual sobre gênero, atrelada ao contexto histórico e sociocultural da
construção dos simbólicos no que diz respeito à figura da mulher, visando entender a
origem dos paradigmas construídos em torno das relações de gênero e da figura
representativa da mulher. A abordagem da educação profissional ocorre dentro do
contexto histórico brasileiro, contemplando as esferas legais, curriculares e
formativas. Trata-se de um estudo de caso pelo método qualitativo, baseado na
análise de conteúdo (BARDIN, 2016) dos dados coletados por meio de questionário,
aplicado aos docentes da educação profissional do CTISM. No intuito de inferir sobre
as percepções a respeito das relações de gênero, à presença e à atuação das
mulheres docentes na educação profissional, bem como à influência do gênero na
construção da identidade docente. Os resultados deste estudo demonstram que a
discussão de gênero é marcada pelo lugar de fala dos sujeitos, influenciado pelas
construções simbólicas e sociais, construídas por agentes e instituições dentro de
uma sociedade constituída sobre as raízes opressoras representadas pelo
patriarcado-racismo-capitalismo. A contribuição social deste trabalho consiste na
busca de uma sociedade mais justa e igualitária, na medida em que se propõe analisar
as reais relações de gênero dentro de um ambiente de formação profissional
culturalmente pertencente ao e para os homens.
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