dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Hermes, Simoni Timm | |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T13:11:25Z | |
dc.date.available | 2016-09-14T13:11:25Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The current Brasilian educational policy in its intersection of Inclusive education and
Spectial education has enabled to made this monograph. The main goal was to
comprehend the specialized educational servers in the Brazilian educational policies
in order to problematize the government practices in inclusive school. The study was
based on Foucault theoretical approach. I investigated the following documents: a
Política Nacional de Educação Especial2 (1994), Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 3(2008), o Decreto nº 6.571, de 17th
September, 2008;4 a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2nd October, 20095; and Parecer
CNE/CEB nº 13, 3rd June, 20096. In the analysis and discussion two unities were
built the inclusion on preference condition and the inclusion on mandatory condition.
The settings and the productivity in the specialized educational service in our
educational policies proved to be possible due to inclusion time and spaces for the
students with special needs in special services or in inclusive schools. In this context
the logic and the operation in the Specialized Educational Service are developed
man from the teachers’ continuous formation, from multi-resource rooms, from
networks between family, professionals and communities. These materiality axes of
Specialized Educational Service firmed on the rationality of risk management policy,
mobilized for the management of education and schools, are running it and gather
more subjects, more inclusive school action. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Política educacional brasileira | por |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | por |
dc.subject | Práticas de governamento | por |
dc.title | O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A atual Política Educacional Brasileira, especificamente, os cruzamentos da
Educação Inclusiva com a Educação Especial nesta, possibilitou a produção desta
monografia. Nesta, objetivou-se compreender o atendimento educacional
especializado nas políticas educacionais brasileiras a fim de problematizar as
práticas de governamento na escola inclusiva. Para tal, tendo como referencial
teórico os Estudos Foucaultianos em Educação, foram investigados os seguintes
documentos: a Política Nacional de Educação Especial (1994) e a Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), bem como o
Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008; a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de
outubro de 2009; e o Parecer CNE/CEB nº 13, de 03 de junho de 2009. Na análise e
discussão, constituíram-se duas unidades analíticas: a inclusão na condição de
preferência e a inclusão na condição de obrigatoriedade. As configurações e a
produtividade do atendimento educacional especializado nas políticas educacionais
de nosso país mostraram-se possíveis devido aos espaços-tempos de inclusão dos
alunos com necessidades educacionais especiais nas modalidades de atendimento
da Educação Especial e, na contemporaneidade, pela inclusão destes nas escolas
inclusivas. Neste contexto, as lógicas e as operações do Atendimento Educacional
Especializado desenvolvem-se a partir da formação continuada de professores, das
salas de recursos multifuncionais, das redes entre família, profissionais e
comunidade. Esses eixos de materialidade do AEE, calcados na racionalidade
política da gerência do risco, mobilizada pela gestão da educação e da escola,
fazem funcioná-lo e congregam cada vez mais sujeitos, cada vez mais ações na
escola inclusiva. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |