Mostrar registro simples

dc.creatorHoffmann, Alana Francisca da Silva
dc.date.accessioned2021-07-31T00:14:23Z
dc.date.available2021-07-31T00:14:23Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21664
dc.description.abstractIn the mid-1930’s, Portugal was already under the regime of Estado Novo, a troubled period in which Portuguese Neorealism emerged, a literary movement influenced by certain Marxist conceptions and also by some American and Brazilian fiction of the 1930s. In the scope of the literary movement, Carlos de Oliveira occupies a central place among the authors whose work reflects a marked aesthetic concern. The neorealist theme of the decadence of the rural bourgeoisie and the consequent misery of the working class is evident in his first novel, Casa na Duna (1943), which inaugurates the so-called “tetralogy of gândara”, which includes the novels Pequenos Burgueses (1948), Uma Abelha na Chuva (1953) and Finisterra (1978). Casa na Duna follows the last three generations of the Paulos, a small bourgeoisie family who owns a farm in the village of Corrocovo. In this novel, the degradation, which initially seems restricted to socioeconomic aspects, can be also related to physical, moral, psychological and affective instances. In this sense, this dissertation is intended to understand, through the analysis of the composition of the characters along with the configuration of the space, the close relation between the collapse of the Paulo family and the ruin of their house. Therefore, we will especially focus on the formal and linguistic care with which the author constructs the fictional universe of gândara and the way in which its inhabitants are characterized. Moreover, we also observe how the author ideologically explores this fictional universe while avoiding to make the work merely an instrument of social criticism and worth of the aesthetic potentialities of the language.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectCasa na dunapor
dc.subjectCarlos de Oliveirapor
dc.subjectCharactereng
dc.subjectSpaceeng
dc.titleEntre o silêncio dos pinhais e a solidão das paredes: a composição das personagens e sua relação com o espaço em Casa na duna, de Carlos de Oliveirapor
dc.title.alternativeBetween the silence of the pine trees and the loneliness of the walls: composition of characters and its relation with space in Carlos de Oliveira’s Casa na dunaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm meados da década de 1930, Portugal encontra-se já sob o regime do Estado Novo, período conturbado em que desponta o Neorrealismo português, movimento literário influenciado por certas concepções marxistas e pela ficção norte-americana e brasileira da década de 30. No quadro literário do movimento, Carlos de Oliveira ocupa um lugar central entre os autores cuja obra reflete uma acentuada preocupação estética. A temática neorrealista da decadência da burguesia rural e da consequente miséria do proletariado é evidente em seu primeiro romance, Casa na Duna (1943), que inaugura a chamada “tetralogia da gândara”, composta ainda pelos romances Pequenos Burgueses (1948), Uma Abelha na chuva (1953) e Finisterra (1978). Casa na Duna acompanha as três últimas gerações dos Paulos, família da pequena burguesia gandaresa, proprietária de uma quinta na aldeia de Corrocovo. Nesse romance, a degradação, que inicialmente parece restrita à questão socioeconômica, abarca também as instâncias física, moral, psicológica e afetiva. Tendo isso em vista, nesta dissertação, objetivamos compreender, por meio da análise da composição das personagens e da configuração do espaço, a relação de contiguidade entre a derrocada da família Paulo e a ruína de sua casa. Para tanto, privilegiamos sobretudo o cuidado formal e linguístico com que o autor constrói o universo ficcional da gândara e o modo como caracteriza seus habitantes, além da maneira como se serve ideologicamente dele, ao mesmo tempo evitando tornar a obra mero instrumento de crítica social e se valendo das potencialidades estéticas da língua.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Raquel Trentin
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414562554311704por
dc.contributor.referee1Roani, Gerson Luiz
dc.contributor.referee2Paraense, Silvia Carneiro Lobato
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6042989563538183por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International