A coesão referencial em textos escritos e orais de alunos da escola básica
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Data
2020-03-19Primeiro membro da banca
Magalhães, Tânia Guedes
Segundo membro da banca
Motta, Vaima Regina Alves
Metadata
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A importância de atividades em que os alunos exercitem a habilidade de expressar-se tanto na
modalidade escrita quanto oral da língua por meio de gêneros textuais está destacada na Base
Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017), documento que norteia a educação. Diante disso,
esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, na área dos Estudos
Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem no contexto social, da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), objetiva investigar, por meio da metodologia da pesquisa-ação, a
habilidade de referenciar na produção textual oral e escrita de alunos do Ensino Fundamental.
O referencial teórico utilizado foram os estudos de Bakhtin (2014), no que diz respeito à
linguagem enquanto forma de interação; Vigotski (1998), que trata do interacionismo social;
Koch (2014), que aborda a linguística textual; e Gancho (2003), que trata de textos narrativos.
Como metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação proposta por Thiollent (1996) e Tripp (2005).
A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2018, em uma turma de sexto ano do
Ensino Fundamental da Escola Básica de Santa Maria/ RS, em que o trabalho aconteceu em
oficinas semanais nas aulas de Língua Portuguesa. O corpus da pesquisa é composto de cinco
textos escritos e três textos orais produzidos por dois alunos da turma. Como o critério de
seleção dos textos para a análise era a frequência nas oficinas, ficamos com os textos de dois
alunos, totalizando dez textos escritos e seis textos orais. A análise do corpus está baseada a
Linguística Textual. Como resultado, destacamos que, em nossa pesquisa, a metodologia da
pesquisa-ação foi bastante válida por permitir o aperfeiçoamento das habilidades na produção
textual oral e escrita na referida turma. Identificamos no decorrer das oficinas de produção
textual que os recursos linguísticos da elipse, dos usos recorrentes do pronome pessoal e de
expressões nominais definidas foram mais utilizados pelos alunos para promover a coesão
referencial. Tais elementos são uma estratégia eficaz para a manutenção do referente ao longo
dos textos escritos e orais. Acrescenta-se a esses elementos o caso da repetição que, no caso
específico dos textos orais, também foi digna de destaque. Deste modo, constatou-se que, no
decorrer das oficinas voltadas especificamente para a coesão, esses recursos linguísticos
coesivos foram sendo qualificados pelos alunos, o que evidencia que o trabalho articulado entre
as modalidades oral e escrita pode ser um aliado para um ensino de mais qualidade.
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