Letramentos acadêmicos para implementar o inglês como meio de instrução na Universidade Federal de Santa Maria

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Data
2020-02-19Primeiro membro da banca
Freitas, Ana Luiza Pires de
Segundo membro da banca
Selbach, Helena Vitalina
Metadata
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Considerando a internacionalização da educação superior, a implementação de ações como o
programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e o desenvolvimento do Projeto Institucional de
Internacionalização na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o objetivo deste trabalho é
mapear os letramentos acadêmicos relevantes para a adoção do Inglês como Meio de Instrução
(English-Medium Instruction, EMI) na Instituição, a partir de percepções de docentes. Para realizar a
investigação, um questionário com perguntas abertas e fechadas foi enviado a todos os docentes de
ensino superior da UFSM, via Portal de Questionários. O instrumento busca dados quantitativos e
qualitativos considerando: o perfil dos docentes, as respectivas experiências com a língua inglesa, o
posicionamento em relação à adoção do EMI, as dificuldades para adotar EMI e as práticas de
letramento acadêmico necessárias para essa ação de internacionalização. Os resultados indicam que,
mesmo que em diferentes medidas, docentes em todos os centros de ensino e campi da UFSM têm
interesse no EMI. Os professores, por sua vez, demonstram apreensão com a adoção do EMI, em
relação a como o inglês pode dificultar o acesso dos alunos à universidade. Além disso, os dados
apontam para a preocupação dos docentes em desenvolver aulas mais interativas. Os resultados
também indicam o interesse dos docentes em desenvolver letramentos acadêmicos orais em todos os
centros e campi da UFSM.
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