dc.creator | Pretto, Amanda de Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2021-07-31T00:58:03Z | |
dc.date.available | 2021-07-31T00:58:03Z | |
dc.date.issued | 2020-02-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21666 | |
dc.description.abstract | Considering the internationalization of higher education, the implementation of actions such as the
program Languages without Borders (LwB) and the development of the Institutional Project for
Internationalization at the Federal University of Santa Maria, (Universidade Federal de Santa Maria,
UFSM), the objective of this work is to map the academic literacies relevant to the adoption of EnglishMedium Instruction (EMI) at the institution, based on perceptions of the professors. In order to carry out
this investigation, a questionnaire with open and closed questions was sent to all professors of higher
education at UFSM, through the Questionnaire Portal. The instrument looks for quantitative and
qualitative data, considering the profile of the professors, their experiences with the English language,
their positioning in relation to the adoption of EMI, the difficulties to adopt EMI and the academic literacy
practices necessary for this internationalization action. The results indicated that, even in different
measures, professors in all teaching centers and campuses at UFSM are interested in EMI. Professors
are concerned about adopting EMI, considering how English can make it difficult for students to have
access to the university. In addition, the data points to the concern of professors in developing classes
that are more interactive. The results also point to the professors’ interest in developing oral academic
literacies in all centers and campuses at UFSM. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Letramentos acadêmicos | por |
dc.subject | Internacionalização | por |
dc.subject | English-Medium Instruction (EMI) | eng |
dc.subject | Academic literacies | eng |
dc.subject | Internationalization | eng |
dc.title | Letramentos acadêmicos para implementar o inglês como meio de instrução na Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Academic literacies to implement english-medium instruction in the Federal University of Santa Maria | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Considerando a internacionalização da educação superior, a implementação de ações como o
programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e o desenvolvimento do Projeto Institucional de
Internacionalização na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o objetivo deste trabalho é
mapear os letramentos acadêmicos relevantes para a adoção do Inglês como Meio de Instrução
(English-Medium Instruction, EMI) na Instituição, a partir de percepções de docentes. Para realizar a
investigação, um questionário com perguntas abertas e fechadas foi enviado a todos os docentes de
ensino superior da UFSM, via Portal de Questionários. O instrumento busca dados quantitativos e
qualitativos considerando: o perfil dos docentes, as respectivas experiências com a língua inglesa, o
posicionamento em relação à adoção do EMI, as dificuldades para adotar EMI e as práticas de
letramento acadêmico necessárias para essa ação de internacionalização. Os resultados indicam que,
mesmo que em diferentes medidas, docentes em todos os centros de ensino e campi da UFSM têm
interesse no EMI. Os professores, por sua vez, demonstram apreensão com a adoção do EMI, em
relação a como o inglês pode dificultar o acesso dos alunos à universidade. Além disso, os dados
apontam para a preocupação dos docentes em desenvolver aulas mais interativas. Os resultados
também indicam o interesse dos docentes em desenvolver letramentos acadêmicos orais em todos os
centros e campi da UFSM. | por |
dc.contributor.advisor1 | Hendges, Graciela Rabuske | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9058747002590961 | por |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Ana Luiza Pires de | |
dc.contributor.referee2 | Selbach, Helena Vitalina | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7670807303641846 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |