Mostrar registro simples

dc.creatorPretto, Amanda de Mendonça
dc.date.accessioned2021-07-31T00:58:03Z
dc.date.available2021-07-31T00:58:03Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21666
dc.description.abstractConsidering the internationalization of higher education, the implementation of actions such as the program Languages without Borders (LwB) and the development of the Institutional Project for Internationalization at the Federal University of Santa Maria, (Universidade Federal de Santa Maria, UFSM), the objective of this work is to map the academic literacies relevant to the adoption of EnglishMedium Instruction (EMI) at the institution, based on perceptions of the professors. In order to carry out this investigation, a questionnaire with open and closed questions was sent to all professors of higher education at UFSM, through the Questionnaire Portal. The instrument looks for quantitative and qualitative data, considering the profile of the professors, their experiences with the English language, their positioning in relation to the adoption of EMI, the difficulties to adopt EMI and the academic literacy practices necessary for this internationalization action. The results indicated that, even in different measures, professors in all teaching centers and campuses at UFSM are interested in EMI. Professors are concerned about adopting EMI, considering how English can make it difficult for students to have access to the university. In addition, the data points to the concern of professors in developing classes that are more interactive. The results also point to the professors’ interest in developing oral academic literacies in all centers and campuses at UFSM.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLetramentos acadêmicospor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectEnglish-Medium Instruction (EMI)eng
dc.subjectAcademic literacieseng
dc.subjectInternationalizationeng
dc.titleLetramentos acadêmicos para implementar o inglês como meio de instrução na Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeAcademic literacies to implement english-medium instruction in the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoConsiderando a internacionalização da educação superior, a implementação de ações como o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e o desenvolvimento do Projeto Institucional de Internacionalização na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o objetivo deste trabalho é mapear os letramentos acadêmicos relevantes para a adoção do Inglês como Meio de Instrução (English-Medium Instruction, EMI) na Instituição, a partir de percepções de docentes. Para realizar a investigação, um questionário com perguntas abertas e fechadas foi enviado a todos os docentes de ensino superior da UFSM, via Portal de Questionários. O instrumento busca dados quantitativos e qualitativos considerando: o perfil dos docentes, as respectivas experiências com a língua inglesa, o posicionamento em relação à adoção do EMI, as dificuldades para adotar EMI e as práticas de letramento acadêmico necessárias para essa ação de internacionalização. Os resultados indicam que, mesmo que em diferentes medidas, docentes em todos os centros de ensino e campi da UFSM têm interesse no EMI. Os professores, por sua vez, demonstram apreensão com a adoção do EMI, em relação a como o inglês pode dificultar o acesso dos alunos à universidade. Além disso, os dados apontam para a preocupação dos docentes em desenvolver aulas mais interativas. Os resultados também indicam o interesse dos docentes em desenvolver letramentos acadêmicos orais em todos os centros e campi da UFSM.por
dc.contributor.advisor1Hendges, Graciela Rabuske
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058747002590961por
dc.contributor.referee1Freitas, Ana Luiza Pires de
dc.contributor.referee2Selbach, Helena Vitalina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7670807303641846por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International