A contribuição dos critérios de excelência na gestão de cursos de graduação: um estudo de caso
Fecha
2015-04-08Primeiro membro da banca
Madruga, Lucia Rejane da Rosa Gama
Segundo membro da banca
Nunes, Raul Ceretta
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Ao longo das últimas décadas, a educação brasileira vem ganhando destaque e
reconhecimento, como atividade estratégica para o desenvolvimento permanente e sustentável
do país. Por sua vez, a Educação Superior destaca se nesse cenário, es pecialmente a atividade
de ensino, encarregada pela formação dos profissionais responsáveis por concretizar essa
expectativa. Nesse contexto, as instituições de ensino superior possuem características
organizacionais únicas, e o docente é responsável pela gestão do ensino, e consequentemente
sua qualidade. Atualmente, o ensino superior brasileiro é avaliado por um sistema que abrange
muitos aspectos desta atividade, ao passo que relativo ao curso, prescreve condições mínimas
para o seu funcionamento. Mas, q ualidade é uma consequência do modo como se gerencia, e
sabe se que existem modelos de gestão reconhecidos no âmbito empresarial, passíveis de
aplicação no meio acadêmico. Assim, este estudo verificou c omo a autoavaliação da
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com base nos critérios Compromisso com
Excelência, contribui para a melhoria da gestão de um curso de graduação. Para isso, buscou
se fundamentação teórica para compreender melhor o ambiente acadêmico, entender como a
tomada de decisão acontece, qua l o papel do docente como gestor acadêmico e quanto é
importante e tem sido aprimorada a gestão nessas instituições. O estudo apresenta limitações
pela própria natureza do método escolhido, o estudo de caso único, que fornece pouca base
para a generalizaçã o científica. Porém, o resultado principal da pesquisa foi alcançado e
indicou que o instrumento de autoavaliação da FNQ, contribui efetivamente com a gestão de
cursos de graduação e pode formar um interessante sistema de gestão de cursos, caso seja
associ ado ao instrumento de avaliação de cursos do SINAES. Além disso, com ele foi
possível identificar e descrever aspectos relevantes do curso e caracterizá lo como uma
organização de ensino. Também, o questionário de autoavaliação, gerou um diagnóstico da
ges tão, identificando práticas gerenciais e oportunidades para a adoção e o desenvolvimento
de novas práticas. Por fim, foi possível conceber um Plano de Melhoria da Gestão do Curso.
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