Educação em saúde com familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde: convergência da prática com a pesquisa
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Data
2013-12-19Primeiro membro da banca
Trentini, Mercedes
Segundo membro da banca
Padoin, Stela Maris de Mello
Terceiro membro da banca
Terra, Marlene Gomes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O cuidado à criança com necessidades especiais de saúde exige da família a adoção de inúmeras medidas de enfrentamento para realização das atividades do dia a dia. O enfermeiro tem uma importante atuação como responsável por ações
educativas que auxiliam os familiares a prepararem se para esta situação, incluindo
os no cuidado prestado , tornando os co participes do processo de recuperação e
promoção da saúde da criança . O estudo objetivo u desenvolver um programa inovador de educação em saúde com familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde no cenário hospitalar para o cuidado no domicílio.
Trata se de uma pesquisa qualit ativa desenvolvida por meio do método da pesquisa
convergente assistencial. O cenário foi uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino, tendo como sujeitos do estudo os familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde internadas na unidade no período de março a julho de 2013. A coleta de dados baseou-se em quatro etapas consecutivas: observação participante, entrevista individual, ações educativas e entrevista convergente assistencial. A análise dos dados desenvolveu se segundo os
pressupostos da pesquisa convergente assistencial que incluiu as entrevistas pré e
pós prática educativa, a transcrição das falas dos sujeitos da pesquisa gravadas
durante a prática educativa e as observações anotadas em di ário de campo. O
projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sob protocolo
nº 183.573 Os resultados apontaram que, o familiar cuidador é detentor de um
saber que deve ser respeitado e valorizado para que haja uma ação transformadora;
a inserção do familiar nos cuidados deve ser um processo gradativo para que possa
absorver e re(criar) estratég ias para o cuidado no domicílio; o compartilhar de
saberes e práticas trouxe contribuições notórias na evolução do cuidado. Conclui se
que, o processo de educação em saúde é complexo e multifacetado, mas que pode
contribuir para uma melhor qualidade de vid a dessas crianças e seus familiares,
possibilitando a construção da autonomia dos familiares de forma crítica e
participativa. Recomenda se o desenvolvimento deste programa de educação em
saúde com todos os familiares de crianças com necessidades especiais de saúde
durante o seu período de internação hospitalar.
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