As Nuances de Brontë: o romance de formação e a tessitura da identidade de Jane Eyre
Fecha
2020-02-28Primeiro membro da banca
Silva , Vera Lucia Lenz Vianna da
Segundo membro da banca
Moreira, Luciane de Oliveira
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação tem como objeto de análise o romance de formação de Charlotte Brontë,
Jane Eyre, visando uma exploração do contexto histórico que permeia a obra. O puritanismo e
o moralismo religioso que divide a maneira de pensar da personagem principal, Jane, marca
assim a culpa religiosa à qual a sociedade inglesa era submetida. A dissertação explora a
repressão sexual feminina na era vitoriana, o modo como ocorre a formação de identidade da
protagonista diante de um ambiente hostil e como o romance de Brontë é ao mesmo tempo uma
narrativa de resistência. Outros pontos foram: como o personagem Rochester é semelhante à
Jane, ambos sofrem com o julgamento moral e religioso do período desde a infância à idade
adulta. Outro tópico foi a resistência de Jane diante das crueldades e das opressões que sofre ao
longo de sua vida sob o regime autoritário e misógino do sistema educacional inglês do século
XIX. Entre outros fatores primordiais para compreender a oscilação entre a intuição e os
conceitos éticos que permeiam a formação de Jane, está o conceito de bildungsroman ou o
romance de formação. Como aporte teórico foram utilizados textos de autores como Virginia
Woolf, Simone de Beauvoir, Eric Landowski, Zymunt Bauman, Stuart Hall, entre outros. Esta
análise levou em consideração a importância de obras que evidenciam formas de resistência
diante de regimes opressivos e autoritários não apenas em relação ao sexo feminino, mas com
relação ao masculino também, tendo em mente que o sofrimento e a barbárie não são análogos
apenas a um sexo ou à uma etnia, mas sim ao ser humano, não importando cor, gênero ou classe
social. A análise buscou evidenciar que, em tempos de medo e de regimes autoritários, a
literatura vem a ser uma inesgotável fonte de denúncias contra ideologias impostas como forma
de controle social, e oferece a maior riqueza que o ser humano pode possuir: o conhecimento.
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