Produções orais de um primeiro ano de ensino médio noturno à luz da situacionalidade e da argumentação
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Data
2020-02-20Primeiro membro da banca
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Segundo membro da banca
Negreiros , Gil Roberto Costa
Metadata
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Na presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentamos uma pesquisa desenvolvida em sala
de aula, na Escola Básica Estadual Cícero Barreto, localizada em Santa Maria, no estado do Rio
Grande do Sul. O objetivo geral é averiguar se, a partir da pesquisa-ação e do princípio de
construção textual do sentido situacionalidade, é possível qualificar a argumentação de estudantes
do ensino médio noturno com apoio do gênero debate público regrado. Os objetivos específicos
são: investigar a relação entre o princípio de situacionalidade e a construção argumentativa; e
verificar a natureza dos tipos de argumentos na constituição da defesa de um ponto de vista. Para
tanto, nossa fundamentação teórica está ancorada, principalmente, nos estudos de: Beaugrande e
Dressler (1981), Koch (1985; 2014; 2015; 2018), Marcuschi (2008; 2010; 2011; 2012), Bakhtin
(1997; 2009), Kerbrat-Orecchioni (2006) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Na
fundamentação metodológica, embasamo-nos na pesquisa-ação, explorada por estudiosos como:
Carr e Kemmis (1988), Burns (1999) e Thiollent (2011), a qual permite a realização de uma
investigação participativa, de modo a envolver, neste trabalho, pesquisadora-professora e
estudantes-participantes da pesquisa no processo de geração de dados. Tal processo ocorreu, no
período de julho a dezembro do ano de 2018, por meio da dinamização de cinco oficinas,
realizadas em dezoito encontros presenciais, na disciplina de Língua Portuguesa, com uma turma
de primeiro ano de ensino médio noturno. Consoante Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004),
utilizamos, como instrumento metodológico, a sequência didática. Nosso corpus é composto por
transcrições de três debates realizados com a referida turma e nossas categorias de análise são: a
situacionalidade, por meio de suas doze estratégias, e a argumentação, a partir dos tipos de
argumentos. Em uma análise qualitativa, com ênfase nas produções orais de S22 – nosso sujeito
de pesquisa – contextualizamos e comentamos analiticamente cada debate. A partir do escopo
teórico da Linguística do Texto e da perspectiva sociocognitiva interacional, defendida em
documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) e a Base
Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), elaboramos materiais e desenvolvemos, na sala de
aula, um trabalho cujo objeto central é o texto argumentativo. Como resultado, destacamos que,
a partir de nossas categorias de análise, evidenciamos um avanço gradativo na qualificação
argumentativa do nosso sujeito de análise. No Debate 1, produção inicial de nossa sequência
didática, S22 empregou as estratégias 2:b, 4 e 6 e os argumentos de pessoa e precedente; no
Debate 2, atividade de apoio de um dos módulos, utilizou as estratégias 2:b e d, 4 e 6 e os
argumentos de regra de justiça, retorsão, exemplo, precedente, direção e pragmático; no Debate
3, produção final, fez uso das estratégias 2,b, c e d, 3,4,5,6,7,9 e 11 e dos argumentos de autofagia,
precedente, definição expressiva, direção, comparação, autoridade, pragmático e
aparência/realidade.
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