Mostrar registro simples

dc.creatorSteiernagel, Daiane Raquel
dc.date.accessioned2021-08-09T17:11:57Z
dc.date.available2021-08-09T17:11:57Z
dc.date.issued2020-11-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21844
dc.description.abstractThe proposed study has as main objective to carry out a social criticism of a total institution, taking as a research field a comparative study between two literary works, written at different times and countries, that deal with the experience in the prison scope. Such analysis is proposed to demonstrate the incarcerations and discontinuities of the prison, from the 19th century to the 21st century. The works chosen for the research are Memoirs from the House of the Dead, published in Russia in 1862, as a novel, written by Fiódor Dostoiévski, and The Small Prison, published in 2017 in Brazil, as a testimonial report, written by Igor Mendes. From this analysis, it is possible to demonstrate the importance of the works, at literary, historical and social levels, and to show how their reading can cause a social criticism about the prison. For this, a study of the literary, historical and social aspects of the works is done, concomitantly with the issues of penalization and imprisonment in the times when the narratives took place. As the works are placed in different genres, it is necessary to discuss the peculiarities of each of the categories - novel and testimonial report, the historical changes in the valuation of literary categorizations, and about the idea of truth brought in the writings, owing to the different linguistic elements used by each genre. After these discussions, a comparative analysis is perform between the works studied, striving for the search about the similarities and discontinuities of the prison presented in the stories, as both are told from the prison space and show the difficulties and singularities of institutional imprisonment, allowing us to observe since structural issues, which do not seem to change in time and space, such as discontinuities, alterations, presented in the two stories, for example, of changes in punitive instruments. In view of the interdisciplinary nature of the theme, theoreticians of literature, history, philosophy and psychoanalysis were used.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectDostoiévskipor
dc.subjectIgor Mendespor
dc.subjectPrisãopor
dc.subjectCrítica socialpor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectPrisoneng
dc.subjectSocial criticismeng
dc.titleEntre a atemporalidade e as descontinuidades do cárcere: representação e crítica social em Recordações da casa dos mortos e A pequena prisãopor
dc.title.alternativeBetween atemporality and discontinuities in the jail: its representation and social criticism in Records from casa dos mortos and Small prisoneng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO estudo proposto tem como objetivo principal realizar uma crítica social a uma instituição total, tomando como campo de pesquisa um estudo comparativo entre duas obras literárias, escritas em época e países distintos, mas que versam sobre a vivência no âmbito prisional. Tal análise é proposta para demonstrar as permanências e as descontinuidades do cárcere, desde o séc. XIX até o séc. XXI. As obras escolhidas para a pesquisa são Recordações da casa dos mortos, publicada na Rússia em 1862, em forma de romance, escrito por Fiódor Dostoiévski, e A pequena prisão, publicada em 2017 no Brasil, em forma de relato testemunhal, escrita por Igor Mendes. A partir desta análise, é possível demonstrar a importância das obras, tanto em nível literário como histórico e social, e evidenciar como sua leitura pode ocasionar uma crítica social ao cárcere. Para isso, é feito um estudo dos aspectos literários, históricos e sociais das obras, concomitantemente às questões da penalização e do cárcere nas épocas em que as narrativas se passam. Como as obras são colocadas em gêneros diferentes, é necessário discutir sobre as peculiaridades de cada uma das categorias – romance e relato testemunhal, as mudanças históricas de valoração das categorizações literárias, e sobre a ideia de verdade trazida nas escritas, diante dos diferentes elementos linguísticos utilizados por cada gênero. Após estas discussões, é realizada uma análise comparativa entre as obras estudadas, primando pela busca das semelhanças e descontinuidades da prisão apresentadas nas histórias, pois ambas são contadas a partir do espaço prisional e evidenciam as dificuldades e singularidades do aprisionamento institucional, nos possibilitando observar desde questões estruturais, que parecem não mudar no tempo e no espaço, como as descontinuidades, alterações, apresentadas nas duas histórias, por exemplo, das mudanças nos instrumentos punitivos. Diante da interdisciplinaridade do tema, utilizou-se de teóricos da literatura, história, filosofia e psicanálise.por
dc.contributor.advisor1Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.contributor.referee1Nácher, Jose Max Hidalgo
dc.contributor.referee2Wermuth, Maiquel Ângelo Dezordi
dc.contributor.referee4Perrone, Claudia Maria
dc.contributor.referee5Calegari, Lizandro Carlos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297638668511502por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International