Mostrar registro simples

dc.creatorPastorio, Anapaula
dc.date.accessioned2021-08-10T18:25:31Z
dc.date.available2021-08-10T18:25:31Z
dc.date.issued2020-01-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21876
dc.description.abstractPopulation aging cannot be neglected by society, which urgently needs to adapt to this new age context, in which the elderly population increases exponentially, and their demands. This dissertation was developed with the general objective of investigating the implementation of the Transversal Topics for Teacher Training I course, which took place in 2019 at the Federal University of Santa Maria (UFSM). This dissertation was divided into two articles. The first presents an integrative review with the objective of identifying, based on the literature, references found in the online research platforms, Latin American and Caribbean Center for Health Sciences Information and Scientific Electronic Library Online, as gerontology has been addressed in the educational context of Universities. The second manuscript deals with the implementation of the Transversal Topics for Teacher Training I course in UFSM undergraduate courses, in the light of the guidance proposed by the Ministry of Education (MEC) in Resolution No. 02/2015, which brings with it the transversal theme : age groups, in order to accompany the adaptation of Higher Education - in this case UFSM - to the current social age context. As a result, the integrative review shows that the manuscripts in general are limited to describing the creation of undergraduate courses in gerontology, such as the Federal University of São Carlos, Pontifical Catholic University (PUC-SP), University of São Paulo (USP) and / or characteristics of bachelor's gerontologists. The second article deals with the recognition of the merits of UFSM by proposing itself as a pioneering institution with regard to the adequacy of higher education to the Resolution proposed by MEC, referring to the development of transversal themes in support of respect for social diversity initially in undergraduate courses. Finally, in general, it should be stressed that efforts must be made so that higher education prepares future professionals in a manner consistent with the social reality, in which knowledge in the gerontological area is absolutely necessary.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtigospor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectPirâmide etáriapor
dc.subjectArticleseng
dc.subjectAgingeng
dc.subjectAge pyramideng
dc.titleO envelhecimento humano na formação de educadorespor
dc.title.alternativeHuman aging in the training of educatorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO envelhecimento populacional não pode ser negligenciado pela sociedade, que precisa com urgência adaptar-se a esse novo contexto etário e suas demandas, em que a população idosa aumenta exponencialmente. A presente dissertação foi desenvolvida tendo como objetivo geral investigar a implantação da disciplina Tópicos Transversais para a Formação Docente I, ocorrida no ano de 2019 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Essa dissertação foi dividida em dois artigos. O primeiro apresenta uma revisão integrativa com o objetivo de identificar, com base na literatura, referências encontradas nas plataformas de pesquisa on-line, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, como a gerontologia vem sendo abordada no contexto educacional das Universidades. O segundo manuscrito versa a cerca da implantação da disciplina Tópicos Transversais para a Formação Docente I nos cursos de licenciatura da UFSM, à luz da orientação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) na Resolução n° 02/2015, que traz consigo o tema transversal: faixas etárias, com o intuito de acompanhar a adaptação da Educação Superior - nesse caso da UFSM - ao contexto etário social vigente. Como resultados, a revisão integrativa evidencia que os manuscritos em geral, limitam-se a descrever a criação dos cursos de graduação em gerontologia, como é o caso da Universidade Federal de São Carlos, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Universidade de São Paulo (USP), e ainda, discutir as características dos bacharéis gerontólogos. O segundo artigo versa sobre o reconhecimento dos méritos da UFSM ao se propor como instituição desbravadora no que concerne a adequação do ensino superior à Resolução proposta pelo MEC, referente ao desenvolvimento de temas transversais em apoio ao respeito à diversidade social inicialmente nos cursos de licenciatura. Por fim, em âmbito geral cabe salientar ser imprescindível que esforços sejam feitos para que o Ensino Superior prepare futuros profissionais de maneira condizente à realidade social, em que os conhecimentos na área gerontológica são impreterivelmente necessários.por
dc.contributor.advisor1Acosta, Marco Aurélio de Figueiredo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6715907233036608por
dc.contributor.advisor-co1Cruz, Ivana Beatrice Manica da
dc.contributor.referee1Confortin, Susana Cararo
dc.contributor.referee2Leite, Marinês Tambara
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462279276471509por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International