A construção de um data warehouse utilizando os indicadores educacionais do INEP
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Data
2021-02-11Primeiro membro da banca
Pertile, Solange de Lurdes
Segundo membro da banca
Rela, Eliana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O gestor escolar deve buscar uma ligação entre as políticas públicas e as atividades educacionais para atender o seu cliente, “o aluno”, com soluções participativas e democráticas. A gestão escolar tem por objetivo gerir os recursos materiais e humanos buscando melhorias nos processos educacionais e sociais da escola, garantindo o desenvolvimento efetivo da aprendizagem do aluno. Dessa forma, o sucesso desta gestão vem ao encontro de utilizar ferramentas, para analisar os resultados e o contexto econômico e social destes alunos. Com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o governo garantiu o acesso à informação, conforme previsto na Constituição, divulgando informações de interesse público, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Isso, baseado nos dados governamentais abertos (DGA), que são informações e dados de domínio público, disponibilizados ao cidadão via internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza anualmente os indicadores educacionais, com a finalidade de proporcionar melhorias na qualidade do ensino, proporcionando um grande volume de dados aos seus clientes. Na sociedade da informação que se vive hoje, a informação é o ativo mais valioso desta era, assim, todo o gestor deve usufruir de todas as tecnologias, para inovação em seus processos, visto que o processo de Business Intelligence tem como objetivo auxiliar na transformação desses dados brutos em informações significativas. Por esse motivo, a natureza deste estudo é uma pesquisa aplicada, realizada com os gestores escolares municipais de Santa Maria, RS, propondo a criação de um repositório de dados, com os indicadores educacionais, utilizando a tecnologia de Data Warehouse e, também, apresentar um conjunto de técnicas e ferramentas de Business Intelligence, para desvendar este conjunto de dados em informações. Esta dissertação proposta ao programa abrange os objetivos da linha de pesquisa, acerca da Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, assim reporta uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, que utiliza como método a pesquisa-ação para elaborar um produto que facilite a extração e a utilização dos indicadores do INEP. Para isso, avaliou-se a utilização do produto com este público, a fim de validar a proposta de gestão, buscando uma análise da contribuição proporcionada pela visualização destes indicadores em informações significativas, com o intuito de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores escolares municipais. Os resultados evidenciam que o produto transformou dados em conhecimento e contribui como instrumento de apoio para a elaboração das estratégias a serem aplicadas nas escolas, buscando melhorias na qualidade do ensino com foco na aprendizagem do aluno. Em síntese, a proposta do projeto apresentou as etapas para a criação de DW com os indicadores do INEP, instigando o uso de tecnologias digitais na gestão escolar por meio do blog desenvolvido para os gestores, que disponibiliza um conjunto de dashboards com esses indicadores. A nova gestão escolar deve investigar todos os dados do seu meio, analisando, assim, os seus processos de ensino, consolidando um clima organizacional favorável ao desenvolvimento do trabalho coletivo de todos
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