(Re)Pensando o programa saúde na escola: a percepção de professores e gestores de escolas localizadas em cenários de vulnerabilidade social
Visualizar/ Abrir
Data
2021-02-26Autor
Rosa, Juliane Bortolotto da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: O Programa Saúde na Escola busca a formação integral de estudantes, especialmente daqueles em vulnerabilidade social. Objetivo: Refletir sobre impactos das desigualdades e iniquidades sociais na prática escolar e nas ações do Programa. Método: Estudo qualitativo, descritivo, que se utilizou da análise de conteúdo, modalidade temática. O material gerado por meio de entrevistas semiestuturadas, realizadas via Google Meet com cinco professoras/gestoras, e organizadas com a ajuda do software Atlas.ti. O estudo respeitou os preceitos éticos da pesquisa com humanos. Resultados: Identificou-se três categorias temáticas predominantes: “Características socioeconômicas e culturais da comunidade: influências no cotidiano escolar”; “Programa Saúde na Escola: operacionalização, fragilidades e potencialidades em um cenário de vulnerabilidade social”; e “O impacto da pandemia da COVID-19 sobre o território e as atividades escolares”. O território das escolas é reconhecido como muito vulnerável socialmente, demonstrando que existe um forte impacto destes aspectos na redução da qualidade de vida dos educandos e suas famílias, das atividades escolares e das ações do Programa. Além disso, é perceptível a compreensão de que o programa poderia contribuir mais com assistência à saúde dos estudantes, reconhecendo, também, que as fragilidades da Redes de Atenção à Saúde causam prejuízos à saúde e desconfiança quanto a efetividade do Programa. Por fim, as participantes compreendem que o cenário da pandemia da COVID-19 agravou as condições vulnerabilizantes dos estudantes e suas famílias. Conclusão: Mudanças estruturais são necessárias, entretanto, existem ações no e com o território que podem contribuir para reduzir as fragilidades da rede e as desigualdades existentes.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: