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dc.contributor.advisorPossa, Lisiane Bôer
dc.creatorOliveira, Rafael da Silva
dc.date.accessioned2021-08-13T21:05:02Z
dc.date.available2021-08-13T21:05:02Z
dc.date.issued2021-03-31
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21939
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis article aims to report the experience of residents and civil servants of the Monitoring and Evaluation Sector in the implementation of permanent education activities, using virtual information and communication technologies to support the municipalities assisted by the 4th CRS, for the planning processes. Method: The reported experience of the process of transforming the Monitoring and Evaluation Sector practices` of the 4th CRS in the pandemic scenario, with a view to maintaining the work processes of support to the municipalities, mainly aiming at the qualification of planning and its systematization through management instruments under the responsibility of the municipalities and technical support for the use of the DigiSUS system, which organizes information related to the SUS planning process. Results: In the face of the pandemic, various forms of contact with the municipalities made the workshops a permanent education process, in which continuous contact was sought and based on the assumption that learning was mutual, something that became clear with the various moments of previous study. before any meeting and assuming that the municipalities also had knowledge that the 4th CRS team did not have. Conclusions: The relevance of the Multiprofessional Residency in in-service training was highlighted, in which it is noted that the SUS and its functioning is in constant transformation and, the dichotomy theory and practice, characteristic of content and technical training proposals, usually learned in class. do not respond to the learning, competences and skills, which are involved with the production of reflections, innovations, transformations, in short technical, political and ethical experiences that are effectively committed to the transformation in the daily work, health needs and the right to life, which in the context of the pandemic made it clear how much they are in dispute.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectPlanejamento em saúdepor
dc.subjectResidência multiprofissionalpor
dc.subjectInstrumentos de gestãopor
dc.subjectUnified health systemeng
dc.subjectPermanent educationeng
dc.subjectHealth planningeng
dc.subjectMultiprofessional residenceeng
dc.subjectManagement toolseng
dc.titleApoio institucioinal em uma coordenadoria regional de saúde: relato da experiência no contexto da pandemia Covid-19por
dc.title.alternativeInstitutional support in a regional health coordination: experience report during the Covid-19 pandemiceng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de residentes e servidores do Setor de Monitoramento e Avaliação na implementação de atividades de educação permanente, utilizando as tecnologias de informação e comunicação virtuais no apoio aos municípios assistidos pela 4ª CRS, para os processos de planejamento. Método: A experiência relatada do processo de transformação das práticas da equipe do Setor de Monitoramento e Avaliação da 4ª CRS no cenário de pandemia, com vistas a manutenção dos processos de trabalho de apoio aos municípios, principalmente objetivando à qualificação do planejamento e da sua sistematização através dos instrumentos de gestão sob responsabilidade dos municípios e o suporte técnico para a utilização do sistema DigiSUS, que organiza as informações relativas ao processo de planejamento do SUS. Resultados: Diante da pandemia várias formas de contato com os municípios tornaram as oficinas um processo de educação permanente, em que se buscava contato continuo e partia-se do pressuposto que o aprendizado era mútuo, algo que ficou claro com os vários momentos de estudo prévio antes de qualquer reunião e partindo do pressuposto que os municípios também possuíam conhecimentos que a equipe da 4ª CRS não tinha. Conclusões: Foi destacada a relevância da Residência Multiprofissional na formação em serviço, em que nota-se que o SUS e seu funcionamento está em constante transformação e, a dicotomia teoria e prática, característica de propostas conteudistas e tecnicistas de formação, usualmente aprendida em sala de aula, não respondem às aprendizagens, competências e habilidades, que estejam implicados com as produções de reflexões, inovações, transformações, enfim experiências técnico, políticas e éticas que estejam efetivamente comprometidas com a transformação no cotidiano do trabalho, às necessidades em saúde e o direito à vida, que no contexto da pandemia tornou explicito o quanto estão em disputa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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