dc.contributor.advisor | Gai, Daniele Noal | |
dc.creator | Irigon, Simone Lima de Arruda | |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:06:12Z | |
dc.date.available | 2016-09-23T15:06:12Z | |
dc.date.issued | 2010-08 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2198 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.title | Educação especial: eis a questão! | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD | por |
dc.description.resumo | A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular requer uma revisão
conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Assim, o
respectivo trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os
limites da proposta de formação de professores para o ensino regular e a
educação especial. É um estudo calcado na perspectiva da formação continuada
de professores, visto que pesquisas sobre a inclusão escolar vêm enfatizando a
necessidade de reflexão e formação. O debate acerca da formação de professores
para atuação no sistema regular e na educação especial tem gerado polêmicas,
contradições e omissões, especialmente nas universidades. Tornando-se
imprescindível focalizar tal tema na revisão dos cursos de pedagogia e nas demais
licenciaturas, não podendo restringir-se apenas as especializações. Discussões e
análises referidas neste estudo anunciam a produtividade da proposta de
educação inclusiva considerando-se que professores da educação especial e do
ensino regular construirão práticas pedagógicas que assegurarão o direito à
educação, o acesso ao conhecimento e a inclusão social e escolar de todos os
alunos com deficiência. O presente trabalho aborda a história da
institucionalização dos alunos da educação especial no Brasil. Apresentam-se
nesta pesquisa os empecilhos e as possibilidades da educação superar os
problemas existentes no que se refere à escolarização do aluno com deficiência.
Disserta-se sobre a responsabilidade das universidades enquanto agência de
produção de conhecimento e de formação na área da educação especial. Discutese
sobre a necessidade das universidades demonstrarem esforços para assegurar
a educação inclusiva, por sua responsabilidade em qualificar os recursos
humanos, tanto em cursos de formação inicial quanto continuada, embora, seja
um desafio considerável para o sistema brasileiro de ensino superior. Portanto, o
futuro da educação inclusiva em nosso país dependerá de um esforço coletivo em
prol da garantia de uma educação de qualidade para todos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |