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dc.contributor.advisorGai, Daniele Noal
dc.creatorIrigon, Simone Lima de Arruda
dc.date.accessioned2016-09-23T15:06:12Z
dc.date.available2016-09-23T15:06:12Z
dc.date.issued2010-08
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2198
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.titleEducação especial: eis a questão!por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaDpor
dc.description.resumoA inclusão de alunos com deficiência no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Assim, o respectivo trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os limites da proposta de formação de professores para o ensino regular e a educação especial. É um estudo calcado na perspectiva da formação continuada de professores, visto que pesquisas sobre a inclusão escolar vêm enfatizando a necessidade de reflexão e formação. O debate acerca da formação de professores para atuação no sistema regular e na educação especial tem gerado polêmicas, contradições e omissões, especialmente nas universidades. Tornando-se imprescindível focalizar tal tema na revisão dos cursos de pedagogia e nas demais licenciaturas, não podendo restringir-se apenas as especializações. Discussões e análises referidas neste estudo anunciam a produtividade da proposta de educação inclusiva considerando-se que professores da educação especial e do ensino regular construirão práticas pedagógicas que assegurarão o direito à educação, o acesso ao conhecimento e a inclusão social e escolar de todos os alunos com deficiência. O presente trabalho aborda a história da institucionalização dos alunos da educação especial no Brasil. Apresentam-se nesta pesquisa os empecilhos e as possibilidades da educação superar os problemas existentes no que se refere à escolarização do aluno com deficiência. Disserta-se sobre a responsabilidade das universidades enquanto agência de produção de conhecimento e de formação na área da educação especial. Discutese sobre a necessidade das universidades demonstrarem esforços para assegurar a educação inclusiva, por sua responsabilidade em qualificar os recursos humanos, tanto em cursos de formação inicial quanto continuada, embora, seja um desafio considerável para o sistema brasileiro de ensino superior. Portanto, o futuro da educação inclusiva em nosso país dependerá de um esforço coletivo em prol da garantia de uma educação de qualidade para todos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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