Condição humana como elemento propulsor para ações de integração ensino-serviço: perspectiva de residentes em saúde
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Data
2020-05-29Primeiro coorientador
Arnemann, Cristiane Trivisiol
Primeiro membro da banca
Nietsche, Elisabeta Albertina
Segundo membro da banca
Ilha, Silomar
Terceiro membro da banca
Silva, Maria Elisabeth Kleba da
Quarto membro da banca
Backes, Vânia Marli Schubert
Quinto membro da banca
Beck, Carmem Lúcia Colomé
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo possui como objetivo geral compreender o contexto das ações de integração ensino-serviço, possibilitadas a partir do processo de ensino-educativo no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, como potencializadoras à formação dos residentes para atuação no sistema público de saúde, sob as lentes da complexidade de Edgar Morin. Foi utilizada a Pesquisa Apreciativa, por meio do desenvolvimento do Ciclo DSPD, ou seja, Descoberta, Sonho, Planejamento e Destino. O estudo foi realizado com sete residentes vinculados a um Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde localizado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no período de julho de 2017 a abril de 2018. Os dados foram produzidos pelas quatro Fases do Ciclo DSPD, operacionalizadas por meio de grupos de discussão e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada de acordo com Green, Silverman e Denzin e Lincoln e proporcionou a codificação, criação de categorias e identificação de temas. Os aspectos éticos da pesquisa foram atendidos, sendo a pesquisa submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e registrado na Plataforma Brasil. Os resultados abrangeram três grandes temas, sendo que em relação ao primeiro tema, ações de integração ensino-serviço no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, emergiram três categorias: dimensões do ensino-educativo, concepções sobre a integração ensino-serviço e ações apreciativas de integração ensino-serviço na residência em saúde. Quanto ao segundo tema, Sonhos frente às ações apreciativas de integração ensino-serviço no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, as categorias que emergiram foram: pactuações para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço e as ações idealizadas de integração ensino-serviço no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. E, por fim, o terceiro tema, Projetos futuros para as ações de integração ensino-serviço no PRMS, compreendeu duas categorias: planejamento das ações de integração ensino-serviço no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e possíveis redes de colaboração para o futuro das ações de Integração Ensino Serviço no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Os resultados mostraram que o contexto das ações de integração ensino-serviço transpassa os elementos normatizados, mas se encontra em um mundo de afetos, responsabilidade, diálogo, poesia, amorosidade, solidariedade e ética, abrangendo a subjetividade da condição humana e as relações dialógicas. Com isso, os residentes sonharam e planejaram com a criação de um Espaço Apreciativo, sendo constituído como um espaço pedagógico propulsor para o estímulo da condição humana, envolvendo aspectos subjetivos e de produção de vida. Concluiu-se que as ações de integração ensino-serviço pode ser compreendida como um sistema vivo, transdisciplinar e de inter-relações entre indivíduos presentes nas múltiplas instâncias, como na academia, gestão, serviços de saúde e comunidade. Ainda, essas ações podem ser influenciadas para além de acordos, pactos e aspectos legais, mas compreendendo a condição humana, abarcando elementos subjetivos como a sensibilidade, ética, criatividade e solidariedade das relações dialógicas, tendo em vista o compromisso com a vida e saúde da população e do sistema público de saúde.
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