Audiolivros digitais e letramento literário: ensino de literatura na cultura da convergência
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Data
2020-06-05Primeiro membro da banca
Amaral, Adriana da Rosa
Segundo membro da banca
Paz , Demétrio Alves
Terceiro membro da banca
Calegari, Lizandro Carlos
Quarto membro da banca
Felippe, Renata Farias de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os baixos índices de desempenho escolar dos alunos brasileiros em leitura e as mudanças curriculares previstas para a área das linguagens no ensino médio, a partir da proposta da nova BNCC (BRASIL, 2018), demandam soluções para o ensino de literatura. O presente trabalho de tese tem como objetivo propor uma metodologia de ensino de literatura para o usando audiolivros como forma de potencializar as habilidades de leitura. Para tanto, foram realizadas pesquisas quantitativas, qualitativas e propositivas, em uma abordagem metodológica híbrida e interdisciplinar. Para a coleta de dados bibliográficos foi realizado um estudo bibliométrico, sendo posteriormente analisado com o uso do programa Nvivo 12. O capítulo 1 apresenta discussões teóricas acerca do Letramento Literário, da BNCC e da Teoria da Literatura. O Capítulo 2 discute o conceito de mídia, suas formas de remidiação por meio das tecnologias digitais e o fenômeno do audiolivro, compreendendo-o como produto de um mercado editorial e como uma importante ferramenta de aprendizagem. O Capítulo 3 apresenta as concepções teóricas da metodologia proposta, analisando em detalhes cada uma das etapas do processo formativo que culmina com a gravação dos audiolivros. O Capítulo 4 apresenta a aplicação da metodologia em duas escolas do município de Ijuí, uma pública e uma privada, por meio de ações de extensão universitária do projeto Traças Digitais. Os resultados apontam para a viabilidade do ensino de literatura utilizando audiolivros, destacando a produção do audiolivro como uma importante ferramenta de aprendizagem e para desenvolvimento habilidades de leitura. Foi possível destacar o aumento na motivação para a iniciar e permanecer lendo uma leitura literária, o desenvolvimento de criticidade e maior conscientização sobre a produção oral. Tanto os alunos com dificuldades de leitura, quanto os leitores em níveis mais avançados, se beneficiaram do estudo com audiolivros. Para o professor, a metodologia proposta promoveu inovação tecnológica por meio da criação de possiblidades de interação dos alunos com o conteúdo de forma extraclasse, por meio do ambiente virtual Google Classroom. Os resultados apresentam uma metodologia de ensino de literatura usando audiolivros e seus benefícios na aquisição de conteúdos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdos disciplinares (TPACK). Além disso, o emprego de audiolivros no ensino apresenta-se como uma solução pedagógica de baixo custo de implementação, facilmente adaptável e de alto impacto tecnológico. Além disso, o trabalho com audiolivros viabiliza aos estudantes um maior acesso à leitura literária, promovendo vivências significativas por meio da literatura e, por fim, o desenvolve o Letramento Literário de comunidades leitoras.
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