O efeito do método pilates na aptidão funcional e desempenho cognitivo de idosos
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Date
2020-01-06Primeiro membro da banca
Santos, Daniela Lopes dos
Segundo membro da banca
Azambuja, Cati Reckelberg
Terceiro membro da banca
Feijó, Marcia Gonzalez
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Show full item recordAbstract
Atualmente vem despertando o interesse de pesquisadores a procura das causas e mecanismos envolvidos na perda da aptidão funcional com o avanço da idade e por este motivo torna-se importantes criar estratégias para minimizar essa perda e manter ou melhorar a saúde, nessa etapa da vida. O objetivo do estudo foi analisar os efeitos do Método Pilates Solo (MPS) na aptidão funcional e desempenho cognitivo de idosos. Trata-se de um estudo experimental com pré e pós teste, envolvendo um grupo pilates (GP) e um grupo controle (GC). Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 60 e 79 não praticantes de exercícios físicos regulares. Não puderam participar do estudo os indivíduos que apresentassem doenças neurológicas, cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas que impedem a realização dos exercícios de Pilates, apresentassem hábitos de tabagismo e utilizassem cadeira de rodas. Como instrumentos de avaliação foram utilizados uma ficha de avaliação, teste de Rikli e Jones, teste do dinamômetro e o mini exame do estado mental. Todas avaliações foram realizadas antes das intervenções e refeitas ao término desse período pelos mesmos avaliadores. O GP recebeu aulas do MPS com duração de uma hora, duas vezes na semana durante dezessete semanas. Após esse período, o GC também recebeu o mesmo número de aulas. Utilizou-se nas comparações intra-grupos o teste t pareado e teste Wilcoxon e para as comparações inter grupos o teste t para amostras independentes e teste Mann Whitney. Obteve-se como resultado, diferença significativa para o GP na força de membros inferiores, força de membros superiores, flexibilidade de membros inferiores, TUG, aptidão funcional, dinamômetro braço direito e esquerdo, no GC houve diferença significativa aptidão funcional e dinamômetro braço direito. Ainda, obteve-se diferença significativa entre os grupos em flexibilidade membros inferiores e na aptidão funcional. Concluiu-se que, após 34 aulas do MPS, houve melhora da capacidade funcional e força muscular de idosos.
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