O efeito do método pilates na aptidão funcional e desempenho cognitivo de idosos
Fecha
2020-01-06Primeiro membro da banca
Santos, Daniela Lopes dos
Segundo membro da banca
Azambuja, Cati Reckelberg
Terceiro membro da banca
Feijó, Marcia Gonzalez
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Atualmente vem despertando o interesse de pesquisadores a procura das causas e mecanismos envolvidos na perda da aptidão funcional com o avanço da idade e por este motivo torna-se importantes criar estratégias para minimizar essa perda e manter ou melhorar a saúde, nessa etapa da vida. O objetivo do estudo foi analisar os efeitos do Método Pilates Solo (MPS) na aptidão funcional e desempenho cognitivo de idosos. Trata-se de um estudo experimental com pré e pós teste, envolvendo um grupo pilates (GP) e um grupo controle (GC). Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 60 e 79 não praticantes de exercícios físicos regulares. Não puderam participar do estudo os indivíduos que apresentassem doenças neurológicas, cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas que impedem a realização dos exercícios de Pilates, apresentassem hábitos de tabagismo e utilizassem cadeira de rodas. Como instrumentos de avaliação foram utilizados uma ficha de avaliação, teste de Rikli e Jones, teste do dinamômetro e o mini exame do estado mental. Todas avaliações foram realizadas antes das intervenções e refeitas ao término desse período pelos mesmos avaliadores. O GP recebeu aulas do MPS com duração de uma hora, duas vezes na semana durante dezessete semanas. Após esse período, o GC também recebeu o mesmo número de aulas. Utilizou-se nas comparações intra-grupos o teste t pareado e teste Wilcoxon e para as comparações inter grupos o teste t para amostras independentes e teste Mann Whitney. Obteve-se como resultado, diferença significativa para o GP na força de membros inferiores, força de membros superiores, flexibilidade de membros inferiores, TUG, aptidão funcional, dinamômetro braço direito e esquerdo, no GC houve diferença significativa aptidão funcional e dinamômetro braço direito. Ainda, obteve-se diferença significativa entre os grupos em flexibilidade membros inferiores e na aptidão funcional. Concluiu-se que, após 34 aulas do MPS, houve melhora da capacidade funcional e força muscular de idosos.
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