O ensino em agricultura de precisão nos cursos de agronomia das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras
Fecha
2021-06-25Primeiro coorientador
Toebe, Marcos
Primeiro membro da banca
Vian, Andre Luis
Segundo membro da banca
Cherubin, Maurício Roberto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A agricultura de precisão tem se mostrado uma importante ferramenta para alcançar altos níveis de produtividade, segurança alimentar e sustentabilidade. No entanto, a literatura demonstra uma lenta e heterogênea adoção da mesma, principalmente em função da falta de conhecimento e entendimento sobre as técnicas de agricultura de precisão e a carência acentuada de indivíduos qualificados no assunto. Dessa forma, sendo as Instituições de Ensino Superior as principais formadoras de profissionais capacitados e qualificados tecnicamente, o presente estudo objetivou realizar um levantamento junto aos cursos de agronomia das Instituições de Ensino Superior brasileiras, sobre a abordagem e estruturação do ensino e pesquisa na área de agricultura de precisão. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa e não-probabilística, mediante o envio de questionário virtual. Os dados referentes aos cursos de agronomia do país, foram extraídos da plataforma pública e- MEC. Após a obtenção dos questionários respondidos, os dados foram tabulados e submetidos a estatística descritiva. Foram elaborados gráficos percentuais para cada questão, por região e a nível nacional. O estudo contou com a participação de 162 cursos superiores de agronomia do Brasil, correspondendo a 58,1% do total de cursos do país. Os resultados mostraram que mais da metade dos cursos, abordam a temática agricultura de precisão como “parte de outra disciplina”, principalmente em disciplinas pertencentes as áreas de geoprocessamento, topografia e sensoriamento remoto. As regiões Sul e Sudeste destacaram-se na oferta de agricultura de precisão como “disciplina obrigatória”. Enquanto isso, as regiões Centro-Oeste e Norte, destacaram-se na abordagem de agricultura de precisão como “disciplina optativa”. Os docentes que ministram o assunto nos cursos de agronomia brasileiros, não possuem necessariamente especialização na área, e obtiveram acesso ao assunto durante a formação docente. O GPS é a principal ferramenta disponível para auxílio das atividades envolvendo a temática. Consequentemente, as pesquisas desenvolvidas pelas instituições, encontram-se principalmente na área de manejo georreferenciado de atributos de solo e plantas. Em suma, este estudo constitui a primeira investigação sobre a abordagem e estruturação dos cursos superiores de agronomia das Instituições de Ensino Superior do Brasil, sobre a agricultura de precisão; portanto, poderá ser usado como referência para os futuros estudos que serão desenvolvidos. Além disso, salienta-se a importância do conhecimento sobre a abordagem desse tema nos cursos do país, para o auxílio na disseminação e sucesso da mesma no sistema agrícola. Por fim, destaca-se a necessidade da inclusão de disciplinas de agricultura de precisão nas grades curriculares dos cursos de agronomia do Brasil, para promoção da capacitação profissional necessária e atendimento das demandas sociais e econômicas por mão de obra especializada na área.
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