dc.creator | Guimarães, Áurea Alves | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T19:05:11Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T19:05:11Z | |
dc.date.issued | 2020-12-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22155 | |
dc.description.abstract | Animal Assisted Therapy is a type of alternative or complementary therapy that
includes animals in the treatment of various pathologies. Therapy (TAA) mediated by the
dog (kinotherapy) in the development of Executive Functions (FE). FE is the set of skills
that act in the ontent nd regulation of other behavioral processes, including cognition and
emotion. Phonological disorder is characterized by abnormal production of sounds,
inappropriate use of phonological rules of language, the cause of which is not yet defined,
and its etiology is widely discussed. From a previous survey, six children with
phonological disorders were selected, aged between 4 years old and 7 years and 11
months old, who were in agreement with the ICF and other terms of acceptance and
participation in the study. The subjects comprised two groups that were compared
regarding FE, one of them was submitted to Animal Assisted Therapy (TAA). The
participants were evaluated in two moments, pre-therapy and post-therapy, after a period
of 7 (seven) sessions, with the following instruments: Attention Test for Cancellation,
Trail Test for preschoolers; Repetition Test of Words and Pseudowords and Child
Naming Test. The subjects received therapy involving activities to stimulate school skills
according to their age. Both groups went through the same activities and the same
assessment tools regarding the FE with the difference that one group was submitted to
TAA. After the collection, the data were analyzed by the aspects of the FE that were
benefited or not by the dog presence. Through ANOVA, it was possible to make the deltas
of each test applied and the relationship with the time of the group therapy, where there
was a significant difference in one of the tests, the TRPP, which evaluates working
memory and short-term memory. In the face of the results presented, it reaffirms the
benefits of animal-assisted therapy, mediated by dogs, can bring to individuals submitted
to it, as well as the development and stimulation of FE, especially working and short-term
memory, in children with phonological disorder. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Funções executivas | por |
dc.subject | Terapia assistida com animais | por |
dc.subject | Transtorno fonológico | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Cães | por |
dc.title | As funções executivas em crianças com transtorno fonológico que participaram da terapia assistida por animais | por |
dc.title.alternative | Executive functions in children with phonological disorder that participated in animal-assisted therapy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um tipo de terapia alternativa
ou complementar que inclui animais no tratamento de diversas patologias. Esta
pesquisa buscou investigar as possíveis contribuições da Terapia Assistida por
Animais (TAA) mediada pelo cão (cinoterapia) no desenvolvimento das Funções
Executivas (FE). FE é o conjunto de habilidades que atuam no controle e
regulação de outros processos comportamentais, incluindo cognição e emoção
(ARDILA, 2008; STRAUSS, SHERMAN, SPREEN, 2006). O transtorno
fonológico é caracterizado por uma produção anormal dos sons e uso inadequado
das regras fonológicas da língua, sendo que a causa desta ainda não está definida
e sua etiologia é bastante discutida (WERTZNER; AMARO; GALEA, 2007). A
partir de um levantamento prévio foram selecionadas seis crianças com transtorno
fonológico, com faixa de idade entre 4 anos e 7 anos e 11 meses, que os pais e/ou
responsáveis estivessem de acordo com o TCLE e demais termos de aceite e
participação no estudo. Os sujeitos compuseram dois grupos que foram
comparados quanto as FE, um deles submetidos à Terapia Assistida por animais
(TAA). Os participantes foram avaliados em dois momentos, pré terapia e pós
terapia, após o período de 7 (sete) sessões, com os seguintes instrumentos: Teste
de Atenção por Cancelamento, Teste de Trilhas para pré-escolares; Teste de
Repetição de Palavras e Pseudopalavras e Teste Infantil de Nomeação. Os sujeitos
receberam terapia envolvendo atividades de estimulação de habilidades escolares
de acordo com a idade. Ambos os grupos passaram pelas mesmas atividades e as
mesmas ferramentas de avaliação referentes às FE com a diferença que um grupo
foi submetido a TAA. Após a coleta, os dados passaram por análise dos aspectos
das FE que foram beneficiados ou não pela presença do cão. Através da ANOVA,
foi possível fazer os deltas de cada teste aplicado e a relação com o tempo de
terapia dos grupos, no qual foi evidenciada diferença significativa em um dos
testes, o TRPP, que avalia memória de trabalho e memória de curto prazo. Diante
dos resultados apresentados, reafirma-se os benefícios que a terapia assistida por
animais, mediada pelo cão, pode trazer para os indivíduos submetidos a ela, bem
como o desenvolvimento e estímulo das FE, especialmente da memória de
trabalho e de curto prazo, nas crianças com transtorno fonológico. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mezzomo, Carolina Lisbôa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3084638267716841 | por |
dc.contributor.referee1 | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.contributor.referee2 | Camargo, Renata Gomes | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2132492755725277 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Fonoaudiologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |