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dc.creatorGuimarães, Áurea Alves
dc.date.accessioned2021-09-03T19:05:11Z
dc.date.available2021-09-03T19:05:11Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22155
dc.description.abstractAnimal Assisted Therapy is a type of alternative or complementary therapy that includes animals in the treatment of various pathologies. Therapy (TAA) mediated by the dog (kinotherapy) in the development of Executive Functions (FE). FE is the set of skills that act in the ontent nd regulation of other behavioral processes, including cognition and emotion. Phonological disorder is characterized by abnormal production of sounds, inappropriate use of phonological rules of language, the cause of which is not yet defined, and its etiology is widely discussed. From a previous survey, six children with phonological disorders were selected, aged between 4 years old and 7 years and 11 months old, who were in agreement with the ICF and other terms of acceptance and participation in the study. The subjects comprised two groups that were compared regarding FE, one of them was submitted to Animal Assisted Therapy (TAA). The participants were evaluated in two moments, pre-therapy and post-therapy, after a period of 7 (seven) sessions, with the following instruments: Attention Test for Cancellation, Trail Test for preschoolers; Repetition Test of Words and Pseudowords and Child Naming Test. The subjects received therapy involving activities to stimulate school skills according to their age. Both groups went through the same activities and the same assessment tools regarding the FE with the difference that one group was submitted to TAA. After the collection, the data were analyzed by the aspects of the FE that were benefited or not by the dog presence. Through ANOVA, it was possible to make the deltas of each test applied and the relationship with the time of the group therapy, where there was a significant difference in one of the tests, the TRPP, which evaluates working memory and short-term memory. In the face of the results presented, it reaffirms the benefits of animal-assisted therapy, mediated by dogs, can bring to individuals submitted to it, as well as the development and stimulation of FE, especially working and short-term memory, in children with phonological disorder.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasilpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFunções executivaspor
dc.subjectTerapia assistida com animaispor
dc.subjectTranstorno fonológicopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectCãespor
dc.titleAs funções executivas em crianças com transtorno fonológico que participaram da terapia assistida por animaispor
dc.title.alternativeExecutive functions in children with phonological disorder that participated in animal-assisted therapyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Terapia Assistida por Animais (TAA) é um tipo de terapia alternativa ou complementar que inclui animais no tratamento de diversas patologias. Esta pesquisa buscou investigar as possíveis contribuições da Terapia Assistida por Animais (TAA) mediada pelo cão (cinoterapia) no desenvolvimento das Funções Executivas (FE). FE é o conjunto de habilidades que atuam no controle e regulação de outros processos comportamentais, incluindo cognição e emoção (ARDILA, 2008; STRAUSS, SHERMAN, SPREEN, 2006). O transtorno fonológico é caracterizado por uma produção anormal dos sons e uso inadequado das regras fonológicas da língua, sendo que a causa desta ainda não está definida e sua etiologia é bastante discutida (WERTZNER; AMARO; GALEA, 2007). A partir de um levantamento prévio foram selecionadas seis crianças com transtorno fonológico, com faixa de idade entre 4 anos e 7 anos e 11 meses, que os pais e/ou responsáveis estivessem de acordo com o TCLE e demais termos de aceite e participação no estudo. Os sujeitos compuseram dois grupos que foram comparados quanto as FE, um deles submetidos à Terapia Assistida por animais (TAA). Os participantes foram avaliados em dois momentos, pré terapia e pós terapia, após o período de 7 (sete) sessões, com os seguintes instrumentos: Teste de Atenção por Cancelamento, Teste de Trilhas para pré-escolares; Teste de Repetição de Palavras e Pseudopalavras e Teste Infantil de Nomeação. Os sujeitos receberam terapia envolvendo atividades de estimulação de habilidades escolares de acordo com a idade. Ambos os grupos passaram pelas mesmas atividades e as mesmas ferramentas de avaliação referentes às FE com a diferença que um grupo foi submetido a TAA. Após a coleta, os dados passaram por análise dos aspectos das FE que foram beneficiados ou não pela presença do cão. Através da ANOVA, foi possível fazer os deltas de cada teste aplicado e a relação com o tempo de terapia dos grupos, no qual foi evidenciada diferença significativa em um dos testes, o TRPP, que avalia memória de trabalho e memória de curto prazo. Diante dos resultados apresentados, reafirma-se os benefícios que a terapia assistida por animais, mediada pelo cão, pode trazer para os indivíduos submetidos a ela, bem como o desenvolvimento e estímulo das FE, especialmente da memória de trabalho e de curto prazo, nas crianças com transtorno fonológico.por
dc.contributor.advisor1Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084638267716841por
dc.contributor.referee1Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee2Camargo, Renata Gomes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2132492755725277por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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