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dc.creatorBiazus, Paula Hosana Silveira
dc.date.accessioned2021-09-09T20:10:51Z
dc.date.available2021-09-09T20:10:51Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22187
dc.description.abstractThis dissertation presents a research done with seven teachers, which aimed to know the training paths of LGBT teachers, from Basic Technical and Technical Education (EBPT), in order to analyze repercussions in their pedagogical practices. We sought to know their training paths and discuss how they recognized themselves, where they believed they had learned to be teachers. It was also intended to understand under what imaginary meanings of teaching their actions were based and the possible relations with their professional autonomy. In addition, we tried to understand the repercussions of these images in their pedagogical practices. For this, the methodological choice was qualitative and exploratory. The snowball methodology was chosen because it facilitates and promotes contact with the interviewees, who, upon indication of other possible interviewees, now named as 'seeds' for the accomplishment of the interview, made this work possible. The inclusion criteria were LGBT self-identification and having exercised or have been exercising the teaching profession in an EBPT institution for at least two years. As for the production of data, we opted for interviews as a semi-structured type, which were expanded with the dialogues that occurred with teachers, according to the comfort of each one in response to our questions. For data analysis, Content Analysis of the Thematic Categorical type was the one that had been used. It was possible to notice that despite their academic backgrounds, episodes of explicit or veiled prejudice also occurred, even within their work spaces, demanding our attention to a more effective discussion about the influences of the personality and the imaginary, also, at professional environments. About the possible specificity of the pedagogical practices of LGBT teachers, we approach the concept of empathy and the need for further discussions on those subjects, understanding that this approach is not due to the sexual orientation of the participants at this research, but because of the experiences they have experienced through self-identify as LGBT.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocentes LGBTpor
dc.subjectSignificações imagináriaspor
dc.subjectTrajetos formativospor
dc.subjectEBPTpor
dc.subjectLGBT teacherseng
dc.subjectImaginary meaningseng
dc.subjectFormation pathseng
dc.titleTrajetos formativos na EBPT: significações imaginárias de docentes LGBTpor
dc.title.alternativeFormative paths at EBPT: imaginary meanings from LGBT teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa dissertação apresenta pesquisa realizada com sete professores, a qual teve como objetivo conhecer os trajetos formativos de professores LGBT, da Educação Básica Profissional Técnica e Tecnológica (EBPT), no sentido de analisar as repercussões destes em suas práticas pedagógicas. Buscou-se conhecer seus trajetos formativos e dialogar sobre como se reconheciam, onde acreditavam ter aprendido a serem professores. Pretendeu-se também compreender sob quais significações imaginárias de docência estavam assentados seus fazeres e as possíveis relações com sua autonomia profissional. Além disso, tentou-se perceber as repercussões destas imagens em suas práticas pedagógicas. Para tanto, a escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa do tipo exploratória. A metodologia bola-de-neve, foi eleita por facilitar e promover o contato com os entrevistados que, mediante indicação de outros possíveis entrevistados, ora nominados como ‘sementes’ para a consecução da entrevista, possibilitaram a realização desse trabalho. Os critérios de inclusão eram a autoidentificação LGBT e ter exercido ou estar exercendo a profissão docente em instituição EBPT por pelo menos dois anos. Quanto à produção de dados, refere-se que as entrevistas foram do tipo semiestruturada, sendo ampliadas com os diálogos que se deram com os professores, de acordo com o conforto de cada um em responder aos nossos questionamentos. Para análise de dados, fora utilizada a Análise de Conteúdo do tipo Categorial Temática. Foi possível perceber que apesar de suas formações acadêmicas, episódios de preconceito explicito ou velado também ocorreram, inclusive dentro de seus espaços de trabalho, demandando nossa atenção para a discussão mais efetiva sobre as influências da pessoalidade e do imaginário também no ambiente profissional. Relativo à possível especificidade das práticas pedagógicas de professores LGBT, aproximamo-nos do conceito de empatia e da necessidade de maiores discussões sobre o assunto, entendendo que tal aproximação não se deve pela orientação sexual dos participantes de nossa pesquisa, mas pelas experiências que vivenciaram por se autoidentificarem LGBT.por
dc.contributor.advisor1Brancher, Vantoir Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260077562370842por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valeska Fortes de
dc.contributor.referee2Rodrigues, Ricardo Antônio
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295404104258436por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


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