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dc.creatorPascoal, Paula Taiane
dc.date.accessioned2021-09-13T21:17:48Z
dc.date.available2021-09-13T21:17:48Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22210
dc.description.abstractThis research aims evaluate the mechanical behavior of jobsite soil, employed as pavement landfill in Rio Grande do Sul. Samples were collected from three pedological horizons and undisturbed samples from the interior and top layer landfill. It was performed physical, chemical and mechanical characterization tests, mainly resilient modulus test and permanent deformation. The resilient behavior was evaluated by eleven sets of samples, while four sets were submitted to permanent deformation tests. In addition, pavement structures were designed, considering DNER method (1981), in order to compare with structures designed by mechanistic-empirical methodology present in MeDiNa. The present jobsite was classified as clayey with lateritic behavior. The undisturbed samples from the landfill interior showed unsatisfactory resilient behavior, while the top layer presented a high resilient modulus. The models that present the most accurate correlation were Compound and Universal, since both models consider the action of confining and deviator stresses. In relation to horizons, as long as the compaction energy increases, the resilient modulus also increased. The higher the compaction energy is, the greater is the effect of confining stress on the material, whereas for normal compaction energy, the deviator stress led the samples behavior. Regarding the permanent deformation, horizon B compacted at three energies and undisturbed samples at top layer presented a satisfactory behavior, fitting in type I or II, which includes materials that tend to accommodate permanent deformation. In addition, a good correlation was obtained for Guimarães (2009) parameters for four samples submitted to permanent deformation. Finally, the designed structure accordingly to DNER (1981) would collapse by fatigue cracking before the designed life service. However, the structures designed by MeDiNa attended the established criteria for permanent deformation and fatigue cracking, corroborating for the good behavior of these soils employed as subgrade and/or base.eng
dc.description.sponsorshipRede de Tecnologia em Asfalto ANP/PETROBRASpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSolo lateríticopor
dc.subjectEnergia de compactaçãopor
dc.subjectMódulo de resiliênciapor
dc.subjectDeformação permanentepor
dc.subjectLateritic soileng
dc.subjectCompaction energyeng
dc.subjectResilient moduluseng
dc.subjectPermanent deformationeng
dc.titleEstudo da influência da compactação no comportamento resiliente e deformação permanente de solo laterítico do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeStudy of compaction influence in resilient behavior and permanent deformation of a lateritic soil from Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo avaliar o comportamento mecânico de uma jazida de solo que foi empregada na construção de um aterro rodoviário no estado do Rio Grande do Sul. Foram coletadas amostras dos três horizontes pedológicos da jazida, além de amostras indeformadas do corpo do aterro e da camada final de terraplanagem, sendo realizados ensaios de caracterização física, química e mecânica, com ênfase nos ensaios de módulo de resiliência e deformação permanente. O comportamento resiliente foi avaliado em onze conjuntos de amostras, ao passo que quatro conjuntos foram submetidos aos ensaios de deformação permanente. Complementarmente, foram dimensionadas estruturas de pavimento considerando as premissas do método DNER (1981), a fim de comparar com estruturas dimensionadas com a metodologia mecanística-empírica presente no MeDiNa. A jazida em questão foi classificada como argilosa de comportamento laterítico. As amostras indeformadas do corpo do aterro apresentaram comportamento insatisfatório em relação a resiliência, ao passo que a camada final demonstrou elevado módulo de resiliência. Os modelos que melhor representaram o comportamento resiliente dos solos foram o composto e o universal, tendo em vista que ambos consideram à ação das tensões confinante e desvio. Em relação aos horizontes, à medida em que aumentou a energia de compactação, o módulo de resiliência se elevou. Quanto maior a energia de compactação, maior a atuação da tensão confinante no material, ao passo que para a energia de compactação normal, a tensão desvio conduziu o comportamento das amostras. No que tange à deformação permanente, tanto o horizonte B compactado nas três energias, quanto as indeformadas da camada final, apresentaram comportamento satisfatório, enquadrando-se no tipo I ou tipo II, que englobam materiais com tendência ao acomodamento da deformação permanente. Ainda, obteve-se uma boa correlação ao verificar os parâmetros de Guimarães (2009) para os quatro conjuntos submetidos à deformação permanente. Por fim, a estrutura de pavimento dimensionada de acordo com o DNER (1981), sofreria ruptura por fadiga antes de finalizar o tempo de projeto, em contrapartida, as estruturas dimensionadas pelo MeDiNa, atenderam os critérios de deformação permanente e fadiga, corroborando o bom comportamento destes solos ao serem aplicados no subleito e/ou base.por
dc.contributor.advisor1Baroni, Magnos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977419778481897por
dc.contributor.referee1Specht, Luciano Pivoto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038412953408618por
dc.contributor.referee2Nascimento, Luis Alberto Herrmann do
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899301992358051por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255803160730856por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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