Auto (formação) e saberes de docentes de cursos técnicos profissionalizantes de nível médio
Fecha
2021-01-29Primeiro coorientador
Pommer, Roselene Moreira Gomes
Primeiro membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Nez, Egeslaine de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A presente pesquisa buscou compreender o entendimento da (auto) formação e saberes docentes vivida pelos professores das áreas técnicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto da prática pedagógica, ponderando a interlocução entre o ser e o se fazer professor. Tratando-se de uma formação técnica, será importante entender as necessidades destes docentes nos contextos educacionais em questão. O objetivo geral desta pesquisa, foi elucidar como se constitui a (auto) formação e saberes de docentes das áreas técnicas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria. Como objetivos específicos: analisar como se constitui o processo formativo dos docentes técnicos dos cursos profissionalizantes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; analisar e verificar os fatores motivacionais que conduziram o docente dos cursos técnicos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM a ingressar e permanecer na carreira docente; analisar a relação entre a formação inicial e a continuada de docentes que trabalham em cursos de áreas que estão em constantes transformações técnicas. A metodologia a qual foi usada na pesquisa foi feita primeiramente por meio de uma revisão sistemática de literatura, buscando teorias e conceitos pertinentes ao tema da pesquisa em questão, fomentando os seus aportes metodológicos. Outrossim, utilizou-se de indicativos apontados por depoimentos de docentes, coletados através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. O lócus do estudo foi o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Como resultados da pesquisa, percebeu-se que as suas trajetórias de vida lhes remetem muito a sua formação inicial, a qual é mais técnica do que pedagógica, o que nos mostra que em momento algum em suas formações iniciais tiveram contato com a área pedagógica, muitos buscaram este contato pós formação inicial, porque, havia uma necessidade de absorver conhecimento pedagógico, bem como todas suas estruturas para um bom desenvolvimento profissional dentro da sala de aula.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: