dc.contributor.advisor | Konrad, Glaucia Vieira Ramos | |
dc.creator | Jardim, Daiana Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-10-05T15:37:29Z | |
dc.date.available | 2016-10-05T15:37:29Z | |
dc.date.issued | 2010-11-13 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2225 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The story of a people can be told in various ways through the study of their cultural
heritage, here analyzed in this work through the archival collections of the museum.
This means that the preservation of cultural heritage, it is necessary to keep multiple
records of everyday life for a population to understand its history. Life in society
makes records, documents and objects that serve as sources. In studying these
sources operate the rescue work, conservation and dissemination of cultural
heritage. The documentary surveys, textual and pictorial focuses on understanding
the past, structuring the collective memory, arguing for the preservation of local
history and spreading the culture. This work also has a historical claim to emphasize
the educational importance of preserving the heritage museum and archives for the
construction of knowledge. Museums are more than just objects and preserve
historical memory, it is also a pedagogical space facing the dissemination and
consolidation of identities, intertwined in our cultural roots, preserved through the
museum always emphasizing their marketing strategies focused on education. So
preserve is also to educate the social role of the museum, teaching that the museum
is also a space for research and teaching for the construction of citizens committed to
shaping their identity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Documentos | por |
dc.subject | Patrimônio | por |
dc.subject | Cultural | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Estratégias de marketing direcionado a difusão educativa nos acervos arquivísticos dos museus | por |
dc.title.alternative | Marketing strategies targeted dissemination in education archival museums | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | A história de um povo pode ser contada de várias formas através do estudo de seu
patrimônio cultural, aqui analisada neste trabalho através dos acervos arquivísticos
do museu. Isto significa que, na preservação deste Patrimônio cultural, é necessário
conservar vários registros do cotidiano de uma população para entender a sua
História. A vida em sociedade deixa registros, documentos e objetos, que servem
como fontes de pesquisa. No estudo destas fontes opera-se o trabalho de resgate,
conservação e difusão do patrimônio cultural. O levantamento documental, textual e
iconográfico, privilegia a compreensão do passado, estruturando a memória coletiva,
defendendo a preservação da história local e difundindo a cultura. Este trabalho
também tem a pretensão histórica educativa de enfatizar a importância da
preservação do patrimônio museológico e arquivístico para a construção do saber.
Os museus são muito mais do que apenas preservar objetos e a memória histórica,
ele é também um espaço pedagógico voltado a divulgação e consolidação das
identidades, entrelaçadas em nossas raízes culturais, preservadas através do
espaço museológico enfatizando sempre suas estratégias de Marketing voltadas a
educação. Portanto preservar para educar é também o papel social do museu,
ensinando que o museu também é um espaço de pesquisa e ensino voltado para a
construção de cidadãos comprometidos com a formação de sua identidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |