Implantação, acompanhamento e análise de desempenho de trechos monitorados em Santa Maria – RS
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-10Primeiro membro da banca
Bueno, Lucas Dotto
Segundo membro da banca
Specht, Luciano Pivoto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As rodovias possuem elevada importância no meio econômico e social no Estado do Rio Grande do
Sul, pois é através desse meio que a maioria dos insumos e pessoas se deslocam diariamente para
diferentes regiões. A solução mais utilizada na construção e restauração dessas rodovias são os
pavimentos flexíveis com revestimentos de concreto asfálticos. O conhecimento do comportamento
mecânico dessas misturas asfálticas tanto emcampo como emlaboratório é de sumaimportância para
o dimensionamento e especificações das camadas da estrutura. Buscou-se assim, monitorar em
campo o comportamento de cinco trechos na cidade de Santa Maria – RS. São eles: Avenida
Roraima, Avenida Hélvio Basso, BR 158 – Trevo dos Quartéis, ERS 509 – Faixa Velha eERS 509
– Viaduto. Ainda, foi realizado acompanhamento da execução do último trecho implementado, a
ERS 509 – Viaduto, com ensaios mecânicos laboratoriais referente ao mesmo, retroanálise pelo
software BAKFAA e dimensionamento por meio do LVECD. Além disso, foram realizadas
contagens de tráfego quantitativas e classificatórias semestralmente para poder encontraro número
de solicitações equivalentes de eixo padrão de cada trecho e poder relacionar com os ensaios de
campo e realizar análises de modelo de previsão de desempenho. Foram desenvolvidos modelos de
previsão de desempenho para todos os trechos experimentais, comexceção da ERS 509
– Viaduto, pois há poucos dados para uma boa análise. Os ensaios realizados em campo foram:
mancha de areia, pêndulo britânico, irregularidade longitudinal, afundamento em trilha de roda, área
trincada, viga Benkelman e Falling Weight Deflectometer (FWD). Em laboratório, foram realizados
ensaios como: módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral, módulo
complexo, Flow Number e Uniaxial Cíclico de Fadiga à Tração - Compressão. Com relaçãoaos
ensaios de campo, ficou evidente a precária situação do pavimento da faixa mais carregada da BR
158 – Trevo dos Quartéis, pois essa apresenta 99,2% de sua malha fissurada ou com trincas. Além
disso, fica evidente nos ensaios laboratoriais a influência do tipo de ligante frente à deformação
permanente e nos níveis de dano acumulado por fadiga. Em relação à deformação permanente, os
valores encontrados foram baixos, porém com um maior valor para a mistura com ligante borracha,
demostrando seu bom desempenho frente a esse problema. Referente à fadiga, percebe-se que a
mistura com asfalto borracha apresenta resultados melhores que as misturas convencionais. Com o
dimensionamento do software LVECD, foi possível encontrar bons resultados para o trecho ERS
509 – Viaduto, constatando que não existirão fissuras superiores a 30% até uma vida útil de 15 anos
do pavimento. Por fim, é notório que se deva existir uma boa gerência de pavimentos, possibilitando,
assim, observar se os resultados de laboratório corroboramcom os resultados encontrados no campo,
pois muitas vezes aquele não consegue prever alguns erros de execuções existentes neste.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: