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dc.contributor.advisorSchuch Júnior, Vitor Francisco
dc.creatorJaeger, Mizaeli Staudt
dc.date.accessioned2016-10-06T13:49:52Z
dc.date.available2016-10-06T13:49:52Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2228
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research investigated the main causes of pupils’ learning disabilities in the second grade of elementary school, in the State School Cônego Afonso Scherer, from Santa Maria-RS Herval. The research subjects, quantitative speaking, were students from the school and the tools used were a questionnaire, observations and interviews. The various aspects that are part of pupils’ academic, private and social life have been addressed on each of them. An analysis along with the medical experts who monitor these students has also been carried. The survey revealed the following: that social factors influence on the learning disability as well as health problems, which may be cultural or genetic and these factors make the students need assistance from experts, such as educational psychologists , psychologists and even psychiatrists, so that students can, again, have a higher level of learning. Most of these students could be spared from this "problem" if parents had more information or assistance to have a structured family. This research was important because it provides the school community with tools that can help develop an action plan that may minimize school learning disabilities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectAuxílio de especialistaspor
dc.subjectMaior aprendizagempor
dc.titleFatores que influenciam nas dificuldades de aprendizagem de alunos do segundo ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeFactors that influence learning disabilities in some of the second graders of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Picada Café, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as principais causas da dificuldade de aprendizagem escolar dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, de Santa Maria do Herval-RS. Os sujeitos da pesquisa, de cunho quantitativo, foram alunos da escola e os instrumentos utilizados, um questionário, observações e entrevistas. Nestes foram abordados os mais diversos aspectos que compõem a vida escolar, particular e social dos alunos. Foi realizada também uma análise com os médicos especialistas que acompanham esses alunos. A pesquisa evidenciou os seguintes aspectos: que os fatores sociais influenciam na dificuldade de aprendizagem, assim como os problemas de saúde, que são tanto de ordem cultural, como genéticos e esses fatores fazem com que os alunos precisem de auxílio de especialistas, como: psicopedagogos, psicólogos e, ainda, psiquiatras, isso para que os alunos possam voltar a ter um índice maior de aprendizagem. Grande parte desses alunos poderia ser poupada desse “problema” se os pais tivessem mais informações ou auxílio para ter uma família estruturada. A presente pesquisa foi importante, pois disponibiliza à comunidade escolar instrumentos que podem ajudar na elaboração de um plano de ações que possam minimizar as dificuldades de aprendizagem escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [303]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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