Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorJaeger, Tatiane Scrinz
dc.date.accessioned2016-10-06T14:21:10Z
dc.date.available2016-10-06T14:21:10Z
dc.date.issued2011-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2231
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph promoted an interdisciplinary project between art education and environmental education with the five classes of the seventh series of the Municipal College, Sauer Theóphilo in Taquara, RS. Can be characterized as a qualitative character bibliographic search and where they sought, through activities of reflection on art education and environmental education, awakening and expand the look and potential creators of learners, through artistic activities, using resources of fine arts, music and poetry or to enable the rescue of values and respect for the environment. For this, were carried out activities such as: interpretation of texts on art, environment, contemporary art, sculptures; oral lessons where they were discussed the themes that appeared in the daily life of them, at home, on television, etc.; study directed as reading the book "Frans Krajcberg prizes: art and environment" of Roseli Ventrella and Silvia Bortolozzo (2006), creation of posters based on reading the book, group presentations; individual drills and in groups; dynamic, search on bibliographical material and internet; analysis of videos about art and environment, "the protest by Frans Krajcberg prizes", "alongside Krajcberg prizes", "the cry of Krajcberg prizes" and "trash Art", observations and analyses of current situation of school spaces and the neighborhood, seeking to raise awareness and broaden the knowledge of students involved. In addition, work involving the arts such as photography and sculpture, on the basis of referenced in the works of Frans Krajcberg prizes, seeking in this way achieve the objectives that were proposed by the search. The art has this gift of impact, because it causes each instant, delivering, above all, the questioning. Noting the results obtained by different classes was possible to realize how much it was significant for these students the development of this project, since become creators developed the autonomy of wanting to make questioning. Because the moment they understand that the art is not to be ugly and not only to be just beautiful. It serves so that they can explore the creative side doing-if questioning and questioning anything. It exists to do reflect, do think.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectValores humanospor
dc.titleA educação ambiental através da arte: o resgate de valores no Colégio Municipal Theophilo Sauer - Taquara/RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education through art: the rescue of values in the Municipal College Theóphilo Sauer – Taquara/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoNesta monografia promoveu-se um projeto interdisciplinar entre a arte-educação e a educação ambiental com as cinco turmas de sétimas séries do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, em Taquara, RS. Pode ser caracterizado como uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico onde se buscou, através de atividades de reflexão sobre a arte educação e a educação ambiental, despertar e expandir o olhar e as potencialidades criadoras dos educandos, através de atividades artísticas, usando recursos das artes plásticas, música e ou poesia que possibilitem o resgate dos valores e respeito ao meio ambiente. Para isso, foram realizadas atividades como: interpretação de textos sobre arte, meio ambiente, arte contemporânea, esculturas; aulas orais onde eram discutidos os temas que apareciam no dia-a-dia deles, em casa, na televisão, etc.; estudo dirigido como a leitura do livro “Frans Krajcberg: arte e meio ambiente” de Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo (2006), criação de cartazes baseado na leitura do livro, apresentações em grupo; exercícios individuais e em grupos; dinâmicas, pesquisa em material bibliográfico e internet; análise de vídeos sobre arte e meio ambiente “O protesto de Frans Krajcberg”, “Ao lado de Krajcberg”, “O grito de Krajcberg” e a “Arte do lixo”, observações e análises da atual situação dos espaços da escola e do bairro, buscando sensibilizar e ampliar o conhecimento dos alunos envolvidos. Além disto, realizaram-se trabalhos envolvendo as artes plásticas como a fotografia e a escultura, com base referenciada nos trabalhos de Frans Krajcberg, buscando desta forma alcançar os objetivos que foram propostos pela pesquisa. A arte tem este dom de causar impacto, pois ela provoca a cada instante, proporcionando, acima de tudo, o questionamento. Observando os resultados obtidos pelas diferentes turmas foi possível perceber o quanto foi significativo para estes educandos o desenvolvimento deste projeto, visto que se tornaram criadores, desenvolveram a autonomia de querer se fazer questionar. Pois neste momento compreendem que a arte não é para ser só feia e nem para ser só bonita. Ela serve para que possam explorar o lado criativo fazendo-se questionar e questionando alguma coisa. Ela existe para fazer refletir, fazer pensar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples