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dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorPonciano, Paula Aparecida Cavalheiro
dc.date.accessioned2021-10-04T12:41:13Z
dc.date.available2021-10-04T12:41:13Z
dc.date.issued2021-06-24
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate gender perceptions in the narratives of early childhood teachers and how pedagogical practices are thought for children and whether they make it possible to problematize gender issues in the school context by listening to teachers who work in educational contexts. , so that we can compose the final work of the Specialization Course in Gender Studies at the Federal University of Santa Maria. To elaborate this work, two important moments were used: the first with a theoretical survey on the concept of gender and the second, the application of a questionnaire with open questions as an instrument of data production and we seek to review some of the theoretical concepts of gender studies developed by Louro and Finco (2003). As it presents the perspective of a qualitative research, it was intended to analyze qualitatively the situations narrated by Early Childhood Education teachers about their pedagogical practices linked to gender issues. Thus, instruments for the production of the research data were the application of a questionnaire with open questions, sent via e-mail, and a reflexive analysis of the responses of the two teachers and the professor, subjects of the investigation in question. In this sense, this work brought us the possibility of thinking about the importance of teacher training and the need for gender studies in teacher training, it enabled us to understand that this is a complex process, which requires a change in society and thus welcomes the difference and fight for a just, respectful and equal rights society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectDocentes da educação infantilpor
dc.subjectEstudos de gêneropor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectTeachers of early childhood educationeng
dc.subjectGender studieseng
dc.subjectSchool contexteng
dc.titleNarrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeEmerging dialogues with early childhood education teachers on gender issues at a santa maria municipal schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstudos de Gêneropor
dc.description.resumoEste estudo objetiva compreender as percepções sobre gênero elaboradas por professores da Educação Infantil, de que modo são pensadas suas práticas pedagógicas para as crianças e se tais práticas possibilitam problematizar questões de gênero no contexto escolar. A pesquisa foi feita através da escuta de docentes que atuam em contextos da Educação Infantil e consiste em trabalho final do Curso de Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. Para elaborar este trabalho, foram empregados dois procedimentos importantes: o primeiro foi o levantamento teórico sobre o conceito de gênero, e o segundo, a aplicação de um questionário com questões abertas como instrumento de produção de dados, interpretados à luz de conceitos teóricos dos estudos de gênero desenvolvidos por Louro e Finco (2003). Apresentando uma perspectiva qualitativa, esta pesquisa destinou-se a analisar as situações narradas pelos professores da Educação Infantil sobre suas práticas pedagógicas atreladas às questões de gênero. O instrumento de produção dos dados foi um questionário com questões abertas, enviado através de email. A partir das narrativas, foi feita uma análise reflexiva das respostas de duas professoras e de um professor, sujeitos da investigação. O trabalho trouxe a possibilidade de pensar a importância da formação de professores e a necessidade de estudos de gênero na formação docente. Além disso, possibilitou o entendimento de que esse é um processo complexo e que requer uma mudança na sociedade, de modo a acolher a diferença e lutar por uma sociedade justa, com respeito e igualdade de direitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Estudos de Gênero [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estudos de Gênero

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