dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro | |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T12:41:13Z | |
dc.date.available | 2021-10-04T12:41:13Z | |
dc.date.issued | 2021-06-24 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to investigate gender perceptions in the narratives of early
childhood teachers and how pedagogical practices are thought for children and
whether they make it possible to problematize gender issues in the school context by
listening to teachers who work in educational contexts. , so that we can compose the
final work of the Specialization Course in Gender Studies at the Federal University of
Santa Maria. To elaborate this work, two important moments were used: the first with
a theoretical survey on the concept of gender and the second, the application of a
questionnaire with open questions as an instrument of data production and we seek to review some of the theoretical concepts of gender studies developed by Louro and
Finco (2003). As it presents the perspective of a qualitative research, it was intended
to analyze qualitatively the situations narrated by Early Childhood Education teachers
about their pedagogical practices linked to gender issues. Thus, instruments for the
production of the research data were the application of a questionnaire with open
questions, sent via e-mail, and a reflexive analysis of the responses of the two teachers
and the professor, subjects of the investigation in question. In this sense, this work
brought us the possibility of thinking about the importance of teacher training and the
need for gender studies in teacher training, it enabled us to understand that this is a
complex process, which requires a change in society and thus welcomes the difference
and fight for a just, respectful and equal rights society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Docentes da educação infantil | por |
dc.subject | Estudos de gênero | por |
dc.subject | Contexto escolar | por |
dc.subject | Narratives | eng |
dc.subject | Teachers of early childhood education | eng |
dc.subject | Gender studies | eng |
dc.subject | School context | eng |
dc.title | Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas | por |
dc.title.alternative | Emerging dialogues with early childhood education teachers on gender issues at a santa maria municipal school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva compreender as percepções sobre gênero elaboradas por
professores da Educação Infantil, de que modo são pensadas suas práticas
pedagógicas para as crianças e se tais práticas possibilitam problematizar questões
de gênero no contexto escolar. A pesquisa foi feita através da escuta de docentes que
atuam em contextos da Educação Infantil e consiste em trabalho final do Curso de
Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. Para
elaborar este trabalho, foram empregados dois procedimentos importantes: o primeiro
foi o levantamento teórico sobre o conceito de gênero, e o segundo, a aplicação de
um questionário com questões abertas como instrumento de produção de dados,
interpretados à luz de conceitos teóricos dos estudos de gênero desenvolvidos por
Louro e Finco (2003). Apresentando uma perspectiva qualitativa, esta pesquisa
destinou-se a analisar as situações narradas pelos professores da Educação Infantil
sobre suas práticas pedagógicas atreladas às questões de gênero. O instrumento de
produção dos dados foi um questionário com questões abertas, enviado através de email.
A partir das narrativas, foi feita uma análise reflexiva das respostas de duas
professoras e de um professor, sujeitos da investigação. O trabalho trouxe a
possibilidade de pensar a importância da formação de professores e a necessidade
de estudos de gênero na formação docente. Além disso, possibilitou o entendimento
de que esse é um processo complexo e que requer uma mudança na sociedade, de
modo a acolher a diferença e lutar por uma sociedade justa, com respeito e igualdade
de direitos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |