Cooperação na fronteira entre Brasil e Uruguai: o caso dos cursos técnicos binacionais
View/ Open
Date
2021-03-31Primeiro membro da banca
Heidrich, Alvaro Luiz
Segundo membro da banca
Sturza, Eliana Rosa
Terceiro membro da banca
Guarnaschelli, Luis Fernando Pesce
Quarto membro da banca
Calixto, Patricia Mendes
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente tese trata das políticas de integração regional em fronteiras e, mais especificamente, da
cooperação entre o Brasil e o Uruguai, na área da educação profissional. Para tanto definiu-se como
estudo de caso a parceria institucional firmada entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Sul-rio-grandense e o Consejo de Educación Técnico Profesional – Universidad del
Trabajo del Uruguay. Como objetivo geral, almejamos contribuir na compreensão das políticas de
integração regional em fronteiras e, nesse sentido, definimos quatro objetivos específicos: i)
reconhecer a representação social, elaborada pelos atores locais, da fronteira entre Santana do
Livramento e Rivera; ii) verificar se o ambiente de interação fronteiriço se configura como suporte
espacial para a construção de uma identidade própria àquele território; iii) compreender o processo
de instituição da política binacional de educação profissional entre o Brasil e o Uruguai e iv) identificar
os elementos constitutivos da binacionalidade como proposta formativa e a efetividade institucional na
sua promoção. Amparados pelo arcabouço teórico da Geografia, assim como em estudos realizados
em diferentes áreas das Ciências Sociais, firmamos a fronteira como conceito estruturante e o
território como conceito articulador para, então, aplicarmos o conceito de territorialidade numa tríade
que sustente as relações que propomos. Quanto ao método, percebemo-lo como um caminho guiado
sob a luz do Pensamento Complexo, no qual operamos uma análise eminentemente qualitativa,
focalizada por meio de um estudo de caso, cujas ferramentas analíticas são a Teoria das
Representações Sociais e a Análise Textual Discursiva. Por meio da articulação de diferentes
instrumentos, técnicas e metodologias, tivemos acesso a fenômenos e a representações que se
relacionam ao modo particular de compreender e de comunicar dos atores tomados como
interlocutores deste estudo e, portanto, expressam a natureza específica do universo ao qual eles
pertencem e do qual resultam. Contudo, a partir da vivência, da observação empírica, do cruzamento
entre os dados produzidos e do registro atento e minucioso de todas as escolhas e procedimentos
operados, foi possível efetivar uma análise que permite estabelecer relação entre as lógicas interna e
externa daquele território, concebendo uma organização capaz de contextualizar e de globalizar o
que é singular.
Collections
The following license files are associated with this item: