As influências dos fatores distais e proximais no processo de inclusão escolar: um estudo de caso
Resumo
Nas instituições escolares, o paradigma inclusivo propõe a inserção, a permanência e o sucesso do aluno com necessidades educacionais especiais. Inicialmente, essas proposições estavam presentes apenas nos documentos legais e nos discursos das universidades e dos pesquisadores. Mas, posteriormente, atribuiu-se às escolas regulares a implementação dessa proposta. Na trama de dificuldades e problemáticas que surgiram nessa proposta de educação inclusiva inscreve-se esse artigo
monográfico. Esse, objetiva analisar as influências dos fatores distais e proximais na inclusão escolar de uma aluna com déficit cognitivo. Para tal, utilizamse as contribuições de Lev Semionovitch Vygotsky e Reuven Feuerstein. Essas teorias amparam a pesquisa de cunho qualitativo na qual se encontra o estudo de caso. Nessa, considerou-se como sujeito principal a aluna com déficit cognitivo e como
sujeitos secundários os familiares e os profissionais envolvidos com a criança/adolescente. Ainda, foram
utilizados os seguintes instrumentos: a análise de documentos referentes ao déficit cognitivo da aluna e aos aspectos escolares (Projeto Político-Pedagógico); a utilização de entrevistas semi-estruturadas com os familiares e os profissionais. De maneira geral, se percebeu que os fatores distais influenciam no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educacionais especiais. Mas, conforme as
teorias utilizadas, as influências dos fatores proximais são preponderantes. Dessa maneira, entende-se a urgência de compreender as mudanças e avanços nos processos mentais dos alunos com déficit cognitivo e resgatar os conceitos de mediação e experiências de aprendizagem mediada nas famílias e nas escolas. Além disso, torna-se importante promover a formação dos profissionais, a mudança nas
práticas pedagógicas e a superação dos processos de exclusão existentes dentro das próprias instituições escolares.