A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
Resumo
Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos Pais na
Gestão da Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria-RS. A mesma
caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo, onde analisamos o Projeto Político-
Pedagógico e o Regimento da Escola. Além disso, acompanhamos algumas reuniões do
Conselho Escolar e Conselho de Classe Participativo que envolveu a participação dos Pais na
Escola. Utilizamos observações, diário de campo e entrevista semi-estruturada com a Equipe
Diretiva, Professores, Pais, Alunos e Funcionários levando em conta o objetivo desta
investigação. Esta investigação foi um trabalho realizado in loco com o intuito de conhecer o
cotidiano de uma Escola pública da Zona Rural, abrindo assim, possibilidades para
conhecermos os problemas, as dificuldades e as virtudes de uma instituição e seus atores
numa realidade pouco investigada e, de certa forma, desconhecida da nossa parte. Constamos
que a participação dos Pais na Gestão da Escola é superficial devido a condicionantes e/ou
barreiras como, por exemplo, acesso dos Pais a Escola por motivos de transporte, financeiros,
pelo tempo de serviço, problemas de saúde e desinteresse, bem como pelas relações de poder
entre os atores que atuam nessa Escola. Assim, a nossa tarefa em tentar compreender a
realidade estudada buscou não apenas conformar-se com a mesma como se não fizéssemos
parte dela, mas esperamos estar, de alguma forma, participando e contribuindo para a sua
reconstrução.
Coleções
- Gestão Educacional [294]