dc.creator | Souza, Adriano Torri | |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T14:18:53Z | |
dc.date.available | 2021-10-08T14:18:53Z | |
dc.date.issued | 2015-11-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22370 | |
dc.description.abstract | The main intention of this work is to describe and to analyze the appproach to Trigonometry
in some textbooks used in Brazilian high school, published in different historical moments
early XX century until the 1970 years, to verify in which extent the guidelines of the
pedagogical currents of the Mathematics teaching are evident. Therefore, the textbook may
be regarded as a source of research on the history of Mathematics teaching, since it can
reflect the main pedagogical currents in the social and historic context in which it were
published. In order to do that, the textbook will be regarded as a symbolic form. Then, we
may to apply the Hermeneutic of Depth as the methodological framework to analyse the
textboooks. This analysis consists of three dimensions: an analysis of social and historic
context in which the textbook was produced; an analysis of the internal framework of the
symbolic form; and a (re)interpretation obtained as a synthesis of the preceding ones. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | História da educação matemática | por |
dc.subject | Hermenêutica de profundidade | por |
dc.subject | Trigonometria | por |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | History of mathematics teaching | eng |
dc.subject | Hermeneutic of depth | eng |
dc.subject | Trigonometry | eng |
dc.title | Uma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos do ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XX | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a abordagem da trigonometria em alguns
livros didáticos utilizados em nível de Ensino Médio no Brasil, publicados em diferentes
momentos históricos desde o início do século XX até a década de 1970, para verificar em
que medida as orientações das tendências do ensino da Matemática são evidentes nos
livros analisados. O livro didático pode ser visto, portanto, como uma fonte de pesquisa para
a história do ensino de Matemática, já que pode refletir as tendências pedagógicas
predominantes no contexto sócio-histórico em que foi publicado. Para isso, ele será
considerado, neste trabalho, como uma forma simbólica, sendo passível, portanto, de ser
analisado segundo o referencial metodológico da hermenêutica de profundidade. Tal análise
consiste em três dimensões: uma análise do contexto sócio-histórico em que o livro foi
produzido; uma análise da estrutura interna da forma simbólica; e uma (re)interpretação
obtida como uma síntese das duas dimensões anteriores. | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, João Carlos Gilli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9193613136536224 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de | |
dc.contributor.referee2 | Fajardo, Ricardo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9378806691720934 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |