“Eu acho que esse papo deveria ser mais aberto”: discursos sobre autoria acadêmica em uma comunidade de estudos linguísticos
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Data
2016-12-13Primeiro membro da banca
Cabral, Sara Regina Scotta
Segundo membro da banca
Pereira, Regina Celi Mendes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A autoria de trabalhos científicos tem gerado debate em diversas áreas do conhecimento. Seja pelo
prestígio na carreira acadêmica ou pela pressão exercida por instituições de ensino e órgãos de
fomento à pesquisa, a autoria e os temas a ela relacionados parecem ser um ponto de litígio no
âmbito acadêmico. Como consequência, um grande volume de artigos sobre esse tema tem sido
publicado. Entretanto, percebemos que a autoria acadêmica tem sido pouco explorada na
comunidade de Letras, especialmente, sob o ponto de vista discente. Por esse motivo, baseadas na
Análise Crítica do Discurso (ACD) (GEE,1999; FAIRCLOUGH, 2003), na teoria de aprendizagem
situada de Participação Periférica Legítima (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998) e na
perspectiva de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos uma pesquisa de
perspectiva etnográfica (SAVILLE-TROIKE, 1989; HEATH; STREET, 2008). Por meio de entrevistas,
objetivamos oferecer uma interpretação dos discursos sobre autoria acadêmica, especialmente
buscando desvelar as tensões e relações de poder percebidos em uma comunidade de prática de
pós-graduação em Letras/Estudos Linguísticos de uma universidade pública do sul do Brasil. Os
resultados indicam que os participantes da pesquisa se engajam, majoritariamente, em gêneros
discursivos como artigo e resumo acadêmico, entretanto, a concepção de artigo para estudantes de
graduação, pós-graduação e professores doutores parece não ser a mesma. É possível também
perceber diferentes construções do que seja autoria e coautoria, apontando para maior ou menor
consciência sobre essa questão. Argumentamos ainda que as práticas de autoria e coautoria
acadêmica são marcadas por relações de poder e fortes tensões, conforme evidenciado no discurso
dos estudantes de pós-graduação e apontamos que a questão precisa ser debatida abertamente nas
disciplinas, nos grupos de pesquisa e nos eventos da área.
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