Qualidade de vida no trabalho e absenteísmo: um estudo em uma instituição de ensino superior pública
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Data
2020-03-04Primeiro membro da banca
Piuvezam, Grasiela
Segundo membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Metadata
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A presente pesquisa buscou analisar a QVT e o Absenteísmo em uma instituição pública de
ensino superior sob a ótica da Gestão de Pessoas e do servidor. A abordagem metodológica
utilizada fundamenta-se no modelo Biopsicossocial BPSO-96 e na Ergonomia da Atividade
Aplicada a Qualidade de Vida no Trabalho EAA-QVT. Para isso revisou-se alguns dos
conceitos e modelos de QVT, assim como conceito de Absenteísmo. Os instrumentos de
natureza quantitativa utilizados foram a versão adaptada do QWLQ-78 (Quality of Working
Life Questionnaire) e a Escala de Fatores de Absenteísmo Laboral – EFAL. Os instrumentos
de natureza qualitativa foram o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no
Trabalho/IA_QVT e as entrevistas semiestruturadas na modalidade Grupo focal com gestores
de QVT do órgão. Participaram da pesquisa 309 servidores e cinco gestores, todos lotados na
instituição analisada. As entrevistas com o grupo focal ocorreram no mês de setembro de
2019. Os questionários para os servidores foram elaborados e aplicados presencialmente aos
servidores no período de 01 de setembro a 02 de outubro de 2019. A análise quantitativa
apontou, de forma global, que a percepção dos servidores em relação a Qualidade de Vida no
Trabalho foi considerada satisfatória obtendo uma média de 3,07 e DP 0,238. A pesquisa
utilizou também dados secundários fornecidos pela instituição sobre Absenteísmo. Em relação
aos fatores condicionantes que levam ao Absenteísmo a percepção dos servidores de forma
global, demonstra baixo conhecimento e delimita pouca importância, pois obteve-se a média
de 1,55 e DP 0,565. Das análises qualitativas, primeiramente do grupo focal com gestores,
emergiram discursos importantes por meio da nuvem de palavras e da arvore de similitude
que evidenciaram a preocupação da gestão com o tema, sendo que as palavras de maior
destaque da nuvem foram Servidor, Trabalhar e Pessoa. Para as análises das questões abertas
sobre as fontes de Bem-Estar e Mal-Estar com os servidores, as duas nuvens de palavras
geradas trouxeram as palavras Colega, Trabalho, Estabilidade (Bem-Estar) e as palavras
Colega, Trabalho e Docente (Mal-Estar). A pesquisa possibilitou achados que podem auxiliar
a área de Gestão de Pessoas a identificar alguns fatores, como a insatisfação de servidores em
relação aos preconceitos que ainda são muito fortes nas unidades da instituição, a qualidade
das relações entre as chefias e suas equipes, assim como o descontentamento em relação aos
critérios utilizados atualmente para a nomeação das chefias no órgão. a criação de núcleos de
gestão de pessoas nas unidades com a finalidade de ampliar e estender as ações aproximando
o servidor e a gestão de forma a solucionar possíveis problemas ainda nas unidades. Esses
fatores podem contribuir para a promoção da QVT e auxiliar na redução do Absenteísmo
contribuindo para diminuir a distância entra a Gestão de Pessoas e os servidores e melhorar a
comunicação e divulgação das ações desenvolvidas, fomentando ações focadas nas realidades
apresentadas pelos servidores.
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