dc.creator | Lazzari, Thiago | |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T13:54:42Z | |
dc.date.available | 2021-10-18T13:54:42Z | |
dc.date.issued | 2020-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22434 | |
dc.description.abstract | This master thesis presents the development of an experimental setup to drive
and control of permanent magnet synchronous motors with external rotor. The main
characteristics of these electric motors are related to their high power density and high
efficiency. Such characteristics are interesting for applications in the traction system of
electric vehicles. There are different configurations of motors in the the electric traction
system. A topology that has been calling a lot of attention recently is the in-wheel electric
motors of electric vehicles. The use of this configuration presents restrictions on obtaining
rotor position information, being necessary the use of Hall effect sensors or sensorless
control strategies. Usually, permanent magnet synchronous motors that use the classic
control approaches using Hall effect sensors present undesirable torque ripples. Thus, in
this master thesis, a strategy will be applied to estimate the speed and position based
on the information from Hall effect sensors. These variables are applied in the vector
control technique. Sensorless control strategy based on current state observers and back
electromotive forces in the stationary reference frame is applied as an alternative control
method in case of failure in the position sensors. Finally, simulation and experimental
results validate the theoretical analysis developed and demonstrate the performance of
the control techniques applied to the permanent magnet synchronous motors. | eng |
dc.description.sponsorship | Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT-GD) | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motor síncrono de ímãs permanentes | por |
dc.subject | Veículos elétricos | por |
dc.subject | Sensores de efeito Hall | por |
dc.subject | Controle vetorial | por |
dc.subject | Estratégia sensorless | por |
dc.subject | Permanent magnet synchronous motor | eng |
dc.subject | Electric vehicles | eng |
dc.subject | Hall effect sensors | eng |
dc.subject | Vector control | eng |
dc.subject | Sensorless strategy | eng |
dc.title | Desenvolvimento de sistemas de controle para motores de ímãs permanentes para tração de veículos elétricos | por |
dc.title.alternative | Development of control systems for permanent magnet machines for traction of electric vehicles | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma bancada experimental ao
acionamento e controle dos motores síncronos de ímãs permanentes com rotor externo.
As principais características desses motores estão relacionadas a sua elevada densidade de
potência e alta eficiência. Tais características são interessantes para aplicações no sistema
de tração de veículos elétricos. Assim, existem diferentes configurações de alocação dos
motores no sistema de tração elétrica. Uma topologia que vem chamando bastante atenção
recentemente é o uso de motores inseridos no interior das rodas dos veículos elétricos.
A utilização dessa configuração apresenta restrições quanto a obtenção da informação da
posição do rotor, sendo necessário a utilização de sensores de efeito Hall ou estratégias de
controle sensorless. Usualmente, motores síncronos de ímãs permanentes que utilizam as
abordagens clássicas de controle utilizando sensores de efeito Hall apresentam ondulações
de torque indesejáveis para a aplicação no sistema de tração elétrica. Desse modo, nesta
dissertação será aplicado uma estratégia para estimar a velocidade e a posição a partir da
informação dos sensores de efeito Hall, para em seguida serem utilizadas em conjunto com
a técnica de controle vetorial. Como método de controle alternativo caso ocorra alguma
falha nos sensores de posição, será aplicado uma estratégia de controle sensorless baseada
em observadores de estados das correntes e forças contraeletromotrizes no referencial
estacionário. Por fim, resultados de simulação e experimentais validam a análise teórica
desenvolvida e demonstram o desempenho das técnicas de controle aplicadas aos motores
síncronos de ímãs permanentes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Rodrigo Padilha | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7274686165301866 | por |
dc.contributor.referee1 | Massing, Jorge Rodrigo | |
dc.contributor.referee2 | Eckert, Paulo Roberto | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5616022659132857 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Elétrica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |