dc.creator | Fritz, Gabriela Wioppiold | |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T11:59:55Z | |
dc.date.available | 2021-10-19T11:59:55Z | |
dc.date.issued | 2021-05-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22454 | |
dc.description.abstract | This study has as general objective the elaboration of a proposal of actions for the
improvement of the quality of the services provided to the students of UFSM/Campus
Cachoeira do Sul and, as specific objectives, to identify the activities and processes of
attendance to the students in question, to verify the perception of them in relation to the
services provided by the Unit Courses Secretariat and by DERCA and, finally, to highlight
the critical points that negatively affect the perception of the services provided. For the
research, a questionnaire was used with questions elaborated using the SERVPERF and
E-S-QUAL scales, adapted to the reality of the study, in addition to questions to identify the
profile of the participants. The survey took place during the months of May and July 2020,
obtaining responses from a sample of 290 participants. Afterwards, the profile analysis of
the participants was carried out and the results obtained through the descriptive and
multivariate statistical analyzes were discussed. The results showed as main positive
points good presentation, education, helpfulness and knowledge of the employees of the
Secretariat of Courses and, for the DERCA website, good organization, the delivery of the
requested service and fair time for the service delivery. Regarding the critical points, the
research participants highlighted, more significantly, the questions related to the system
tangibility and availability, especially in the items “The physical facilities of the Secretariat
are visually attractive” and “The DERCA website does not crash”. Considering these
aspects, evidenced in the research, proposals for improvements were elaborated, which
include adaptation of physical facilities, preparation of tutorials and service protocols,
increase of personnel and financial investment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Serviços públicos | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Instituições públicas de ensino | por |
dc.subject | SERVPERF e E-S-QUAL | por |
dc.subject | Public services | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.subject | Assessment | eng |
dc.subject | Public educational institutions | eng |
dc.subject | SERVPERF and E-S-QUAL | eng |
dc.title | Qualidade na prestação de serviços públicos: estudo no Campus Cachoeira do Sul/UFSM | por |
dc.title.alternative | Quality in the provision of public services: study in the Campus of Cachoeira do Sul/UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo geral a elaboração de uma proposta de ações para a
melhoria da qualidade dos serviços prestados aos alunos da UFSM/ Campus Cachoeira
do Sul e, como objetivos específicos, identificar as atividades e processos de atendimento
aos alunos em questão, verificar a percepção dos mesmos em relação aos serviços
prestados pela Secretaria dos Cursos da unidade e pelo DERCA e, por fim, evidenciar os
pontos críticos que afetam negativamente a percepção sobre os serviços prestados. Para
a pesquisa utilizou-se um questionário com questões elaboradas com a utilização das
escalas SERVPERF e E-S-QUAL, adaptadas à realidade do estudo, além de questões
para identificar o perfil dos participantes. A pesquisa aconteceu durante os meses de maio
e julho de 2020, obtendo-se respostas de uma amostra de 290 participantes. Após,
realizou-se a análise do perfil dos participantes e discutiu-se os resultados obtidos através
das análises estatísticas descritiva e multivariada. Os resultados evidenciaram como
principais pontos positivos boa apresentação, educação, prestatividade e conhecimento
dos servidores da Secretaria dos Cursos e, para o site do DERCA, boa organização,
entrega do serviço solicitado e tempo justo para entrega do serviço. Referente aos pontos
críticos, os participantes da pesquisa destacaram, de forma mais significativa, os quesitos
relativos a tangibilidade e a disponibilidade do sistema, especialmente nos itens “As
instalações físicas da Secretaria são visualmente atraentes” e “O site do DERCA não
trava”. Considerando estes aspectos, evidenciados na pesquisa, foram elaboradas as
propostas de melhorias, que incluem adequação das instalações físicas, elaboração de
tutoriais e protocolos de serviços, aumento de pessoal e investimento financeiro. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dotto, Dalva Maria Righi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7675927137400954 | por |
dc.contributor.referee1 | Grohmann, Márcia Zampieri | |
dc.contributor.referee2 | Wittmann, Milton Luiz | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0274398148262033 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |