Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorKlein, Angela Luciane
dc.date.accessioned2016-10-19T12:23:11Z
dc.date.available2016-10-19T12:23:11Z
dc.date.issued2007-07
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2245
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present study had as propose to analize the pedagogic actions developed in Environment Education in the Child Education in the Quinta da Estância farm, located in the town of Viamão – RS. The data that leads this research were obtained throught “field search” developed in the farm, so this research have an exploring goal. Therefore, an interview was proposed with five monitors responsible for the development of the activities with classes of the Child Education. Draws were observed also, made by the kids before and after the visitation time in the farm, with the theme: “what´s nature for you?”. This activity was realized with four Child Education classes from Porto Alegre suburbs, when they visited the farm on the first half of October of 2006. After the data and researched bibliography analization, could be observed that the activities developed in each project gived to the kindergarden classes were presented in a proper way for this age, above all for offering methodology based on concrete experiences. So must be emphasized that this activities contributes in a significative way for the kinder development in cognitives and social terms, as like to increase the environment knowledge. It can be verified, as an example, from the incorporation of several natural elements in the draws made by the kids after the visit. We can conclude in this way that environment education in the Child Education realized in the Quinta da Estância Grande farm is a pedagogic pratice with an innovating character, unique and direction principles glorified for a formation of citizens that are worried with the future of the environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas inovadoraspor
dc.titleEducação ambiental na educação infantil: um estudo de caso na Fazenda Quinta da Estância Grande - Viamão/RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education in child education: a study of case in the Quinta da Estância Grande Farm – Viamão – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente estudo teve como propósito analisar as ações pedagógicas desenvolvidas em Educação Ambiental para a Educação Infantil na Fazenda Quinta da Estância, localizada no município de Viamão – RS. Os dados que orientam essa análise foram obtidos através de trabalho de campo, de caráter exploratório, desenvolvidos na Fazenda. Dessa forma, realizou-se uma entrevista com cinco monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades com as turmas da Educação Infantil. Analisou-se também, desenhos confeccionados por crianças antes e após a visita na Fazenda, com o tema “Para você, o que é natureza?”. Esta atividade foi realizada com quatro turmas de Educação Infantil provenientes da região metropolitana de Porto Alegre que visitaram a Fazenda na primeira quinzena de outubro de 2006. Após a análise dos dados e da bibliografia pesquisada, foi verificado que as atividades desenvolvidas em cada projeto proposto para as turmas de Educação Infantil apresentaram-se adequadas a essa faixa etária, sobretudo, por oferecerem uma metodologia baseada nas experiências concretas. Assim, deve-se enfatizar que estas atividades contribuem de modo significativo para o desenvolvimento infantil, em termos cognitivos e sociais, bem como para a ampliação de seu conhecimento ambiental. Isto pode ser verificado, por exemplo, a partir da incorporação de diversos elementos naturais nas gravuras realizadas pelas crianças após a visita. Conclui-se desse modo que a Educação Ambiental para a Educação Infantil promovida na Fazenda Quinta da Estância Grande é uma prática pedagógica com um caráter inovador, diferenciado e que contempla princípios direcionados para a formação de cidadãos preocupados com o futuro do meio ambiente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples