A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em
Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da
Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila Taborda –
URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de
verificar a influência da mídia televisiva na mudança de paradigmas da Educação
Especial, a fim de constatar se a abordagem utilizada auxilia no processo de
inclusão escolar. Isso porque, pensamos que a mídia influencia, direta ou
indiretamente, os comportamentos e as atitudes dos telespectadores através da
programação. Realizamos a presente pesquisa com sete professores de uma escola
pública estadual do município de Maçambará, Rio Grande do Sul, que têm alunos
com deficiência matriculados nas séries iniciais e finais do ensino fundamental.
Constatamos que a mídia colabora com a inclusão quando não exagera na carga
emocional dos fatos apresentados, quando aplica termos corretos, quando checa as
informações a serem repassadas ao público, evitando que expressões incorretas ou
ultrapassadas sejam divulgadas e disseminadas. Podemos salientar que a inclusão
da pessoa com deficiência não é um processo fácil e rápido, mas lento e gradual,
onde requer grandes rupturas de todos os envolvidos, o que é necessário para a
garantia de que TODOS tenham acesso e permanência a uma escola de qualidade.