dc.creator | Becker, Marcelo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T16:18:37Z | |
dc.date.available | 2021-10-19T16:18:37Z | |
dc.date.issued | 2021-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22463 | |
dc.description.abstract | Globalization and the advance of the capitalist system are reflected in scenarios of
constant political, economic and social changes, resulting in big transformations in the
world of work in recent decades. Within this panorama, it is necessary to seek answers
to one of the main emerging issues: the Outsourcing of services, specifically, in Public
Administration. In this way, the present study aimed to analyze how the work
relationships of outsourced professionals at the Federal University of Santa Maria
(UFSM) are constituted, in order to promote actions to improve the reality faced in the
work at the University. This research is qualitative, exploratory, and for that the method
used was the semi-structured interview. For data analysis, discourse analysis was
used, based on the methodology proposed by Gagnetem (1987). The study was
applied to a sample of 11 outsourced employees, 3 managers from UFSM, and 2
managers from the outsourced company, through individual interviews. The main
results point to Outsourcing at UFSM as a factor of precariousness of work for
outsourced workers, through: advances in outsourcing; low pay; insecurity and work
overload; union weakening; discrimination and invisibility; precarious relationship
between outsourced worker and service provider company; and the lack of security in
the face of the COVID-19 pandemic. In addition, the study pointed to the trend of
human reification in outsourced work, resulting in high turnover of the segment and
lack of creation of bonds at work. Finally, the study showed that all respondents,
despite the degrading situation imposed by outsourcing, recognize the importance of
the work performed by the outsourced segment in the institution. Based on the results
found, this study proposed improvements in order to intervene in the researched
reality, among which the approximation between the UFSM Ombudsman departament
and the outsourced workers at the institution stands out, in order to create a safe and
welcoming space for this segment, helping to deal with the problems found. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Terceirização | por |
dc.subject | Administração pública | por |
dc.subject | Relações de trabalho | por |
dc.subject | Outsourcing | eng |
dc.subject | Public administration | eng |
dc.subject | Work relationships | eng |
dc.title | Contradições e precariedades no trabalho terceirizado: o papel da gestão pública federal no enfrentamento aos dilemas da terceirização em uma instituição de ensino superior pública | por |
dc.title.alternative | Contradictions and precaries in outsourced work: the role of federal public management in confrontation outsourcing dilemmas in a public higher education institution | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A globalização e o avanço do sistema capitalista se refletem em cenários de
constantes mudanças políticas, econômicas e sociais, acarretando em grandes
transformações no mundo do trabalho nas últimas décadas. Dentro desse panorama,
faz-se necessário buscar respostas para uma das principais questões emergentes: a
Terceirização de serviços, especificamente, na Administração Pública. Nesse sentido,
o presente estudo teve por objetivo analisar como se constituem as relações de
trabalho dos profissionais terceirizados na Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), a fim de promover ações de melhoria diante a realidade enfrentada no
trabalho junto a Universidade. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, de cunho
exploratório, e para tanto o método utilizado foi a entrevista semiestruturada. Para a
análise dos dados foi utilizada a análise de discurso, baseado na metodologia
proposta por Gagnetem (1987). O estudo foi aplicado em uma amostra de 11
funcionários terceirizados, 3 gestores da UFSM, e 2 gestores da empresa terceirizada,
por meio de entrevistas individuais. Os principais resultados apontam a Terceirização
na UFSM como fator de precarização do trabalho para os trabalhadores terceirizados,
por meio de: avanço da terceirização; baixa remuneração; insegurança e sobrecarga
de trabalho; enfraquecimento sindical; discriminação e invisibilidade; relação precária
entre trabalhador terceirizado e a empresa prestadora de serviços; e a falta de
segurança diante da pandemia de COVID-19. Além disso o estudo apontou para a
tendência de coisificação humana no trabalho terceirizado, acarretando na alta
rotatividade do segmento e da falta de criação de vínculos no trabalho. Por fim, o
estudo apontou que todos entrevistados, apesar da situação degradante imposta pela
terceirização, reconhecem a importância do trabalho desempenhado pelo segmento
terceirizado na Instituição. Baseado nos resultados encontrados, este estudo propôs
melhorias a fim de intervir na realidade pesquisada, das quais destaca-se a
aproximação entre o órgão de Ouvidoria da UFSM e os trabalhadores terceirizados
atuantes na Instituição, a fim de criar um espaço seguro e de acolhimento para este
segmento, auxiliando no enfrentamento dos problemas encontrados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Jairo da Luz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7443927154869003 | por |
dc.contributor.referee1 | Mangini, Fernanda Nunes da Rosa | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Jorge Alexandre da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8726076351176982 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |