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dc.creatorBecker, Marcelo Roberto
dc.date.accessioned2021-10-19T16:18:37Z
dc.date.available2021-10-19T16:18:37Z
dc.date.issued2021-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22463
dc.description.abstractGlobalization and the advance of the capitalist system are reflected in scenarios of constant political, economic and social changes, resulting in big transformations in the world of work in recent decades. Within this panorama, it is necessary to seek answers to one of the main emerging issues: the Outsourcing of services, specifically, in Public Administration. In this way, the present study aimed to analyze how the work relationships of outsourced professionals at the Federal University of Santa Maria (UFSM) are constituted, in order to promote actions to improve the reality faced in the work at the University. This research is qualitative, exploratory, and for that the method used was the semi-structured interview. For data analysis, discourse analysis was used, based on the methodology proposed by Gagnetem (1987). The study was applied to a sample of 11 outsourced employees, 3 managers from UFSM, and 2 managers from the outsourced company, through individual interviews. The main results point to Outsourcing at UFSM as a factor of precariousness of work for outsourced workers, through: advances in outsourcing; low pay; insecurity and work overload; union weakening; discrimination and invisibility; precarious relationship between outsourced worker and service provider company; and the lack of security in the face of the COVID-19 pandemic. In addition, the study pointed to the trend of human reification in outsourced work, resulting in high turnover of the segment and lack of creation of bonds at work. Finally, the study showed that all respondents, despite the degrading situation imposed by outsourcing, recognize the importance of the work performed by the outsourced segment in the institution. Based on the results found, this study proposed improvements in order to intervene in the researched reality, among which the approximation between the UFSM Ombudsman departament and the outsourced workers at the institution stands out, in order to create a safe and welcoming space for this segment, helping to deal with the problems found.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTerceirizaçãopor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectRelações de trabalhopor
dc.subjectOutsourcingeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectWork relationshipseng
dc.titleContradições e precariedades no trabalho terceirizado: o papel da gestão pública federal no enfrentamento aos dilemas da terceirização em uma instituição de ensino superior públicapor
dc.title.alternativeContradictions and precaries in outsourced work: the role of federal public management in confrontation outsourcing dilemmas in a public higher education institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA globalização e o avanço do sistema capitalista se refletem em cenários de constantes mudanças políticas, econômicas e sociais, acarretando em grandes transformações no mundo do trabalho nas últimas décadas. Dentro desse panorama, faz-se necessário buscar respostas para uma das principais questões emergentes: a Terceirização de serviços, especificamente, na Administração Pública. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar como se constituem as relações de trabalho dos profissionais terceirizados na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de promover ações de melhoria diante a realidade enfrentada no trabalho junto a Universidade. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, de cunho exploratório, e para tanto o método utilizado foi a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de discurso, baseado na metodologia proposta por Gagnetem (1987). O estudo foi aplicado em uma amostra de 11 funcionários terceirizados, 3 gestores da UFSM, e 2 gestores da empresa terceirizada, por meio de entrevistas individuais. Os principais resultados apontam a Terceirização na UFSM como fator de precarização do trabalho para os trabalhadores terceirizados, por meio de: avanço da terceirização; baixa remuneração; insegurança e sobrecarga de trabalho; enfraquecimento sindical; discriminação e invisibilidade; relação precária entre trabalhador terceirizado e a empresa prestadora de serviços; e a falta de segurança diante da pandemia de COVID-19. Além disso o estudo apontou para a tendência de coisificação humana no trabalho terceirizado, acarretando na alta rotatividade do segmento e da falta de criação de vínculos no trabalho. Por fim, o estudo apontou que todos entrevistados, apesar da situação degradante imposta pela terceirização, reconhecem a importância do trabalho desempenhado pelo segmento terceirizado na Instituição. Baseado nos resultados encontrados, este estudo propôs melhorias a fim de intervir na realidade pesquisada, das quais destaca-se a aproximação entre o órgão de Ouvidoria da UFSM e os trabalhadores terceirizados atuantes na Instituição, a fim de criar um espaço seguro e de acolhimento para este segmento, auxiliando no enfrentamento dos problemas encontrados.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jairo da Luz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443927154869003por
dc.contributor.referee1Mangini, Fernanda Nunes da Rosa
dc.contributor.referee2Silva, Jorge Alexandre da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726076351176982por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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