Do aprender ao ensinar álgebra: formação de futuros professores que ensinam matemática
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Data
2020-12-02Primeiro coorientador
Bathelt, Regina Ehlers
Primeiro membro da banca
Alves, Rozane da Silveira
Segundo membro da banca
Fraga, Laura Pippi
Metadata
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A presente dissertação de Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, tem como tema o ensino e aprendizagem da álgebra na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. A partir de inquietações da pesquisadora acerca dessa temática, esta pesquisa tem como objetivo principal: investigar possibilidades formativas para futuros professores que ensinam Matemática no que se refere ao ensino e aprendizagem de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pautado nos pressupostos de que o ser humano desenvolve-se por meio da socialização e interação com os outros sujeitos e assim vai produzindo cultura, este estudo embasa-se teoricamente na Teoria Histórico-Cultural – THC, de Vigotski; na Teoria da Atividade – TA, de Leontiev; e na Atividade de Orientadora de Ensino – AOE, de Moura. Entendendo que os conceitos algébricos básicos, presentes nos anos iniciais, quando trabalhados de forma eficiente, contribuem para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos estudantes, faz-se primordial pensar nas formas de organização deste ensino nesta fase escolar, com vista a capacitar o professor que ensina matemática a enfrentar desafios. Para o desenvolvimento desta investigação, foram desenvolvidas ações na perspectiva de um experimento formativo, relacionado aos nexos conceituais algébricos, com acadêmicos da disciplina Educação Matemática B do curso de Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria, contexto de formação do futuro professor que ensina matemática nos anos iniciais. Com base no movimento lógico-histórico da álgebra, as ações foram planejadas e baseadas nos seguintes nexos: sequência, padrão, regularidade, fluência, interdependência, variável, campo de variação e relação de igualdade. As ações constituíram uma unidade didática composta por seis situações de ensino pautadas na perspectiva de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem - SDA. A produção de dados se deu por meio de gravações de vídeo e áudio, fotografias, registros e diário de bordo da pesquisadora. Foi possível identificar que, ao planejar as ações baseadas no movimento lógico-histórico da álgebra e, mais especificamente, ao explorar os nexos conceituais algébricos por meio das situações, houve uma aproximação com a essência da álgebra, uma vez que os acadêmicos conseguiram atribuir sentido a tais ações, coincidentes com seu significado histórica e culturalmente produzido. Os resultados ratificam a importância de possibilidades formativas que direcionem os futuros professores a aprendizagem do conhecimento matemático, desde que seu organizador domine o conhecimento matemático, e, mais especificamente, neste caso, os conhecimentos algébricos e possa planejar e organizar um ensino que vise desenvolver o pensamento teórico dos estudantes da Educação Básica. Dessa forma, os futuros professores se colocam em movimento de organizar ações embasados nos modos como aprenderam determinados conhecimentos.
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