Atividades educacionais empregando realidade aumentada mobile para o ensino de força e movimento
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Data
2020-12-17Primeiro coorientador
Nunes, Felipe Becker
Primeiro membro da banca
Oliveira, Gilberto Orengo de
Segundo membro da banca
Vidmar, Muryel Pyetro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida através de um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, que é integrado pelo Prof. Dr. Cesar de Oliveira Lobo. Para a realização do trabalho, houve uma intervenção na Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis de Faxinal do Soturno – RS, através de implementações atividade educacionais ministradas pelo pesquisador totalizando 14 horas-aulas entre março e abril de 2019. A intervenção foi realizada em duas turmas de primeira série do Ensino Médio, totalizando 38 alunos. Neste trabalho tem-se como proposta realizar atividades educacionais explorando novas possibilidades para o ensino de força e movimento na Educação Básica, com a utilização de recursos tecnológicos. A presente pesquisa é de caráter qualitativo exploratória do tipo estudo de caso e foi organizada com base em subsídios explorados em uma Revisão Sistemática da Literatura e na teoria apresentada por Vygotsky, aplicadas a área de ensino. Desta forma, pretende-se fornecer meios para que os alunos, através de interações sociais orientadas pelo professor, tenham a possiblidade de captar e compartilhar significados de conceitos físicos aceitos pela comunidade acadêmica e científica. Este trabalho pode servir como um referencial de atividades para implementação em sala da aula, relacionando a teoria de força e movimento, com a realização de atividades educacionais utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a exemplo, a utilização de Realidade Aumentada Mobile (RAM). A maior dificuldade evidenciada na pesquisa em relação a operabilidade e acessibilidade ao utilizar a tecnologia de RAM está atrelada ao acesso limitado à internet para explorar as diferentes funcionalidades da mídia educacional. Através da análise dos resultados por meio de questionários, relato de aula e materiais brutos das atividades educacionais aplicadas, obteve-se indícios de que as atividades educacionais realizadas puderam contribuir para uma aprendizagem potencial.
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